Leitores condenam paywall da Folha de S. Paulo

Buscar

Leitores condenam paywall da Folha de S. Paulo

Buscar
Publicidade

Mídia

Leitores condenam paywall da Folha de S. Paulo

Internautas não concordam com o preço estabelecido pelo Grupo Folha para acesso ao conteúdo digital e ameaçam partir para a concorrência


20 de junho de 2012 - 12h49

A decisão da Folha de S. Paulo em implantar o modelo paywall para o conteúdo digital está dando o que falar nas redes sociais. Após publicar em seu site a matéria “Folha passa a cobrar por conteúdo digital”, nesta terça-feira 19, os internautas se manifestaram contra a iniciativa, indignados com a atitude tomada pelo Grupo. De acordo com Antonio Manuel, diretor-superintendente do grupo, a reação era esperada. “Sabemos quem são os usuários das redes sociais e reclamação desse tipo é natural”, confessa.

No Twitter, os leitores contestaram o modelo e se despediram da Folha de S. Paulo. No Facebook, com mais espaço, alguns leitores concordam com o pagamento em troca do bom conteúdo jornalístico. Muitos comentam sobre a tendência de mercado, modelo que vem sendo aderido por jornais em todo o mundo. Apesar disso, ainda há leitores que se posicionam contra, discordando do preço estipulado: R$ 29,90 para ter acesso ilimitado ao conteúdo digital. Os leitores também se manifestaram por meio do espaço de comentários no próprio site do jornal. Até o momento foram 1.335 comentários.

Além das discórdias é possível notar a falta de compreensão dos leitores que ainda não entenderam como vai funcionar o paywall, e que não apenas a Folha de S. Paulo pretende cobrar pelo conteúdo como também os seus concorrentes O Estado de S. Paulo e O Globo, conforme antecipou  o Meio & Mensagem. “Em um primeiro momento há uma confusão, mas a medida que formos publicando os leitores começam a se acostumar”, conta Manuel. 

O conteúdo digital produzido pela Folha.com, que a partir de amanhã adota o nome e o logotipo da Folha de S.Paulo, será totalmente aberto à todos os leitores, por uma limitação de 40 notícias por mês. Hoje, algumas sessões do site são fechadas apenas para assinantes, como, por exemplo, a coluna do José Simão. De quinta-feira em diante a coluna estará aberta para a leitura de todos, assim como diversas outras sessões do portal. Porém, por uma quantia limitada de 40 notícias mensais. Se o leitor não optar pela assinatura, no mês seguinte a contagem começa do zero, podendo ler mais 40 artigos. Caso faça a assinatura digital, poderá escolher entre os planos trimestral, semestral ou anual, com acesso ilimitado à todo o conteúdo.

Segundo alguns comentários, os assinantes UOL não teria mais acesso ao conteúdo da versão digital do jornal impresso. Questionado sobre isso, o diretor-superintendente do Grupo Folha afirmou que nada muda. “Pode ser alguma falha momentânea do sistema, mas os assinantes Folha e UOL continuam com acesso ao mesmo conteúdo que possuem no momento”, explica.

Também na quinta 21, entra no ar na TV aberta a campanha criada pela agência Africa, explicando os modelos de assinatura de paywall e divulgando as novas possibilidades. A campanha conta também com comerciais para TV paga e mídia impressa.

Leia também:
 Folha passa a cobrar pelo conteúdo online

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura