Proxxima
Meio & Mensagem

A Inteligência Artificial pode causar a Terceira Guerra?

Buscar

Blog do Pyr

Publicidade

A Inteligência Artificial pode causar a Terceira Guerra?

Alinhe-se desde já entre os que defendem a regulação estrita dessa tecnologia, que pode transformar nossa vida para o Bem para sempre, mas pode acabar com tudo também.

11 de setembro de 2017 - 8h35

 

Primeiro foi Putin a colocar lenha na fogueira desse temor, afirmando que quem dominar a tecnologia, dominará o mundo. Por dominar o mundo entenda-se, vindo dele, impor regras de força dominantes e isso dificilmente se daria de forma pacífica.

O outro, talvez mais preocupante ainda, foi Elon Musk. Musk nem de longe tem perfil de ditador global militarista como Putin enseja ter, mas entende certamente bastante mais do que o líder russo do assunto.

O fundador do PayPal, criador da Tesla e da SpaceX, maior empresa privada de exploração espacial do mundo, usa em todas as suas iniciativas um bom bocado de inteligência artificial. É um sofisticado conhecedor do tema e um pesquisador acelerado da inovação via disrupções tecnológicas, sendo a IA uma das mais destacadas.

Suas palavras foram exatamente … “AI most likely cause WW3”. Deu esse recado semana passada em seu Twitter.

Musk tem sido, com Bill Gates e Mark Zukerberg, um dos líderes da nova economia tecnológica a criticar aberta e francamente o avanço indiscriminado da Inteligência Artificial. Vem pedindo que os governos se unam para criar marcos regulatórios que cerceiem avanços indesejados da nova tecnologia, que por sua capacidade avançada de processamento e sua sofisticada possibilidade de aprender indefinidamente, pode perfeitamente dar margem a maus usos de toda essa capacidade computacional.

Não há dúvida de que toda tecnologia de natureza transformadora de amplo espectro contém, potencialmente, quase sempre, a capacidade de promover avanços, mas costuma conter também o lado negro da força. Veja Darth Vader.

Só que estamos falando aqui de algo inédito na história do Homem. Nunca tal poder esteve a disposição da nossa belicista racinha.

Portanto, caro (a) leitor (a), alinhe-se desde já pela regulação dessa tecnologia, que pode melhorar nossa vida para sempre ou, potencialmente, acabar com ela.

 

 

 

 

Compartilhe

  • Temas

  • Bill Gates

  • Elon Musk

  • MARK ZUKERBERG

  • inteligência artificial

Publicidade