Proxxima
Meio & Mensagem

Depois de dizer que consultorias não são criativas, CMO do Airbnb abre uma.

Buscar

Blog do Pyr

Publicidade

Depois de dizer que consultorias não são criativas, CMO do Airbnb abre uma.

Jonathan Mindelhall, o brilhante CMO, vai em busca, imagino, de um nicho que ele mesmo está criando, o de ser consultor de marketing em meio as consultorias de negócios que invadem a publicidade.

Pyr Marcondes
7 de outubro de 2017 - 10h45

Airbnb CMO Mildenhall doesn’t think the consultancies have what it takes to keep creative talent

(Manchete do The Drum de 22/08/2017 )

……

Airbnb Marketing Chief Jonathan Mildenhall Steps Down

Home-sharing site searches for successor as Mr. Mildenhall exits to set up his own marketing consulting firm

(Manchete do WSJ de 05/10/2017)

…..

O que mudou na cabeça de um dos mais brilhantes, bem sucedidos e notórios diretores de marketing do mundo na atualidade nesses menos de dois meses, entre uma manchete e outra? Peraí, será que mudou alguma coisa? Será que ele montou uma consultoria para NÃO fazer criação, já que consultorias são, na opinião dele, ruins nesse jogo? Ou será que ele vai montar uma consultoria criativona, só pra ocupar exatamente um nicho que ele esteja enxergando que existe?

À imprensa o moço afirmou que vai continuar como consultor do Airbnb na área de marketing. Hummm. Afirmou também que espera poder contribuir mais e melhor para o ambiente de marketing do mercado como consultor, destacando o cenário conflituoso da mídia digital atual.

Ele sai da companhia uma semana após o Airbnb ter deixado o Grupo Omnicom e escolhido a (sem dúvida excelentemente criativa) Wieden & Kennedy como sua nova agência.

É possivelmente hoje o  fato mais relevante do ponto de vista macro para a indústria de marketing e comunicação o movimento das consultorias em revoada global para tentar morder uma fatia do bolo antes exclusivo das agências de propaganda. Temos amplamente acompanhado isso.

Mas o movimento do Jonathan é icônico, eu penso. Porque meio único.

Você se lembra de algum grande gestor de marketing ter aberto uma consultoria recentemente por aí? Não, né. É porque não há. Esse é o fato novo.

Não é só criatividade publicitária que falta ao DNA histórico das consultorias. Falta também expertise especializado de alta qualificação em marketing.

Elas são brilhantemente competentes em estratégias de negócios e tantas otras cositas más, mas em marketing e criar campanhas, não são não.

Esse é o oco do Mindelhall. Eu chuto.

Vamos ver e confirmar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

  • Temas

  • consultorias

  • marketing

Publicidade