Proxxima
Meio & Mensagem

Como engajar sua marca nas redes sociais?

Buscar

How To

Publicidade

Como engajar sua marca nas redes sociais?

Confira cinco dicas para entender melhor os desejos de seus seguidores

30 de maio de 2016 - 16h53

midiasociais.jpgO avanço das mídias sociais é uma oportunidade para que as empresas estejam mais próximas de seu público, em um ambiente dinâmico e com um grande número de adeptos. Contudo, apenas a presença nesse meio não garante sucesso para a marca. É preciso muita dedicação e esforço para entender os desejos de seus seguidores e, assim, converter isso em sucesso.

Confira abaixo algumas dicas para engajar sua marca nas redes sociais:

1. Crie um elo com o seu seguidor

Uma pessoa que curte uma página no Facebook, por exemplo, admira a marca por detrás e quer deixar isso evidente a todos de sua rede. Fazer esse indivíduo se sentir especial é essencial para que, aos poucos, sua marca vá ganhando um público fiel nas redes sociais. Existem ferramentas no mercado que possibilitam acompanhar o comportamento de seus clientes nesses espaços. Dessa forma, é possível garantir uma interação personalizada com cada pessoa que visita sua fanpage, o que garante um elo e satisfação de ambas as partes.

2. Estabeleça uma periodicidade de atualizações

Uma página desatualizada demonstra descaso com os seguidores. É ideal que exista uma equipe responsável somente para produzir conteúdo para as mídias sociais. Reforce produtos interessantes para a época, compartilhe seus materiais promocionais, invista em artigos e textos que tenham a ver com seu negócio e também em vídeos, que é um dos formatos favoritos dos internautas.

3. Invista no SAC 2.0

As redes sociais de uma marca não servem só para que o consumidor fique antenado aos lançamentos e novidades, mas também para tirar dúvidas e obter atendimento. Portanto, é necessária uma equipe treinada para prestar um serviço de qualidade neste meio. Invista em softwares capazes de fornecer um histórico de todas as interações do cliente com a marca através de qualquer canal (e-mail, chat, telefone etc.). Isso evitará informações desencontradas e deixará o consumidor mais amparado.

4. Leve o trabalho a sério

Por mais que seja um ambiente descontraído, o trabalho nas redes sociais deve ser levado a sério. Preste bastante atenção nas informações compartilhadas de modo que estejam de acordo com as demais plataformas em que sua marca estiver presente. Além disso, tome cuidado com a linguagem adotada, para que não pareça artificial e incomode seu usuário.

5. Cuidado com assuntos polêmicos

Nos últimos meses, temos passado por uma enorme crise política no País. Embora seja um assunto de extrema importância e interesse geral, não é recomendável que sua marca se posicione a favor ou contra. Isso pode causar atrito com os seguidores contrários à sua ideia, o que acarreta em comentários agressivos e uma possível rejeição à marca.

* Romulo Oliveira é especialista de marketing da AX4B

Compartilhe

Publicidade