Proxxima
Meio & Mensagem

Baleia Azul e 13 Reasons Why: a importância dos influenciadores

Buscar

How To

Publicidade

Baleia Azul e 13 Reasons Why: a importância dos influenciadores

Youtubers como Felipe Neto, Rezende Evil e Fernanda Azau falaram sobre suicídio, sem os clichês que banalizam o assunto

12 de maio de 2017 - 18h37

*Por Danilo Strano

É muito perigoso tratar de um assunto tão delicado, o suicídio, como uma brincadeira

A série 13 Reasons Why e o jogo Baleia Azul têm como características comuns os conflitos típicos da vida de adolescentes que não enxergam opções além da interrupção da vida. Normalmente influenciados facilmente por tudo que os cerca, eles podem vivenciar determinadas situações e não perceber saída alguma. Por isso, é muito perigoso tratar de um assunto tão delicado, o suicídio, como uma brincadeira.

Como a indústria cultural e a mídia banalizam temas complexos para os jovens sob o carimbo “desafios de ingresso na vida adulta”, os influenciadores assumiram um papel essencial para ajudar de forma definitiva nessa construção de personalidade. Eles têm papel significativo na transição do adolescente que está entrando na vida adulta, afinal, no país, mais de 50% dos jovens assiste youtubers e se considera influenciado por eles de alguma maneira; e 89% está conectado às redes sociais.

O tema suicídio ganhou destaque entre alguns youtubers nas últimas semanas, que conseguiram, de forma geral, tratar o assunto de forma saudável, compartilhando e discutindo as dificuldades. Felipe Neto, Rezende Evil, Fernanda Azau e os meninos do Pipocando aproveitaram o momento em que a série e o “jogo” estão em evidência para divulgar vídeos com opiniões e trazer a discussão sem o clichê tradicional, que retrata um jovem problemático sem saída. Eles mostraram que existem dificuldades na adolescência que devem ser levadas a sério, e que é preciso buscar ajuda sempre que necessário. O jovem, afinal, não está sozinho.

Outras youtubers como Karyna Rangel e Renata Castilho contaram como o pensamento sobre o suicídio esteve presente nas suas adolescências. Em depoimentos emocionantes, elas falam para os jovens procurarem ajuda. Os vídeos são os mais comentados do canal. Os seguidores se identificam e compartilham suas experiências pessoais.

Esses casos mostram a importância dos influenciadores para ajudar a construir novas narrativas que ofereçam aos jovens outras estratégias para lidar com seus conflitos, sem a banalização tão comum em cima do assunto.Quando é para fazer vídeos engraçados, eles sabem fazer bem, mas agora estão se revelando ótimos parceiros dos jovens para temas mais delicados.

(*)Por Danilo Strano é diretor de planejamento da TubeLab

Compartilhe

  • Temas

  • 13 Reasons Why

  • Baleia Azul

  • suicídio

  • youtubers

Publicidade