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O marketing digital que aumenta negócios na sua loja física

6 de dezembro de 2017 - 11h35

* Arthur Costa

Com a massificação da internet e o aumento da concorrência por espaço online, chegou a hora dos buscadores expandirem seu alcance para quem ainda não está (vendendo ou comprando) online. A conexão do online ao offline é o próximo passo.

Em 2016, segundo o Google, as pesquisas contendo a referência “perto de mim” cresceram 440%. Ainda de acordo com a gigante da internet, quatro em cada cinco pessoas usam buscadores para encontrar informações locais, como o horário de funcionamento de uma loja, endereço, site, número de telefone, opinião de outros usuários, horários de pico e muito mais.

Neste cenário, tão importante quanto ter um site bem indexado, é preciso ter sua loja disponível nos mapas on-line, com informações atualizadas e otimizadas, para ampliar seu alcance para clientes que necessitam do seu produto.

Comportamento do usuário

Necessidade, imediatismo, respostas rápidas. Essas e outras razões contribuem para a mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos. Os smartphones são peças fundamentais nesse processo, com eles conseguimos encontrar quase tudo o que procuramos, ter acesso às informações que necessitamos e, mais importante, saber onde ir para saciar nosso desejo de consumo. Três em cada quatro usuários utilizam o smartphone para fazer uma pesquisa, antes de qualquer outra ação, para tratar de uma necessidade básica e 79% dos usuários de smartphone esperam obter informação imediata quando usam o aparelho para procurar informações na internet.

Decisões imediatas

Os usuários estão tomando decisões imediatas, com base nas suas pesquisas locais. O interesse de busca por termos como “aberto agora” e “24 horas” triplicou nos últimos anos.

Crescimento de buscas por “Aberto agora” no Brasil:

Crescimento de buscas por “24 horas” no Brasil:


Quando olhamos para essas buscas identificamos diversos momentos no dia-a-dia do usuário, desde decisões corriqueiras até emergências.

  • Pizzaria aberta agora
  • Farmácia 24 horas
  • Mercado aberto agora

Mais do que locais, os usuários procuram soluções rápidas para suas necessidades. Em 2016 as buscas contendo “perto de mim” cresceram 440%.

Chega de esperar

Os usuários estão menos dispostos a esperar pelo seu produto. A tendência de busca por “Retirar na loja” cresceu mais de 400%.

Crescimento de buscas por “Retirar na loja” no Brasil:

Jornada multicanal

Um levantamento da Provokers, encomendado pelo Google, mostra que a jornada de compra do usuário não depende de ele estão na rua e ter uma necessidade, ela passa por diversos canais, on-line e off-line:

  • 96% pesquisam on-line antes de decidir em que loja física vão comprar.
  • 95% pesquisam on-line para escolher os produtos antes de comprar em uma loja física.
  • 87% checam on-line se a loja física possui o produto que querem comprar.
  • 66% já compraram on-line e retiraram na loja física.

Como ser encontrado

Para unir a necessidade dos usuários com as respostas que o mercado proporciona está surgindo no mercado o serviço de Local Business Marketing (LBM) que promove o gerenciamento completo e em tempo real de qualquer número de estabelecimentos físicos, desde o cadastro, atualizações e monitoramento até a otimização de cada local, no Google, Bing e Facebook.

Utilizando as técnicas de otimização e melhores práticas para cadastro de cada local em serviços de local business é possível atingir resultados bastante representativos de clientes que passam a encontrar mais o seu negócio nos resultados de busca além de ampliar a presença digital da sua marca.

Imagem 1 – Crescimento em “Solicitação de Rota” para uma loja, 340% de aumento em 15 dias.

Imagem 2 – Crescimento de visualizações de uma loja no Google Maps. 692% em 15 dias e mais de 1.000% em 30 dias.

 

* Arthur é Especialista de LBM da i-Cherry

 

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