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Microsoft aposta no crescimento do Bing no mercado brasileiro

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Microsoft aposta no crescimento do Bing no mercado brasileiro

Em evento realizado em São Paulo, companhia mostrou vantagens da ferramenta


18 de março de 2014 - 4h22

POR ERIKA NISHIDA
enishida@grupomm.com.br

 

O Bing Ads Connect, evento que já acontece nos EUA, Canadá e Europa, foi realizado pela primeira vez no Brasil nesta terça-feira, 18. Alexander Distadio, responsável por toda a operação de vendas do Bing na América Latina com foco no mercado SMB, conduziu o evento e apresentou a equipe que cuidará da plataforma no Brasil.

Apesar da concorrência com uma marca já fortemente consolidada, como Google, o Bing tem crescido muito, e em um curto espaço de tempo. Nos Estados Unidos, o market share corresponde a mais de 30%, contra os 55% do Google. Aqui no Brasil, mais novo País a receber a plataforma, o Bing conta com mais de 23 milhões de usuários únicos, segundo dados de dezembro de 2013 da comScore. A Microsoft investiu muito na ferramenta, que conta com uma equipe de engenheiros do Rio de Janeiro dedicada a aprimorar o sistema de busca.

Segundo a empresa, o Bing ainda é muito recente, mas já é um produto maduro suficiente para o mercado, com inúmeras funcionalidades que poucos conhecem. O sistema de busca é integrado aos mais variados produtos da marca, incluindo Xbox One (cujo sistema de voz utiliza a busca do Bing), Amazon Kindle, Windows 8.1, Windows Phone, Microsoft Surface e até mesmo o Siri para iOS 7. Alexander Distadio ressalta que o Bing é um produto “friendly”, ou seja, propõe uma maior aproximação com os usuários. A página de busca, por exemplo, conta com a opção “Comentários sobre o Bing”, e a empresa possui um time no Brasil focado apenas em ler feedbacks e analisar algoritmos.

Mas, o que diferencia o Bing das outras plataformas de busca? Primeiramente, ao acessar a página, o usuário se depara com uma home interativa atualizada diariamente. O grande ponto chave da plataforma, porém, é integração. Ao pesquisar o nome de um artista, o Bing disponibiliza informações, imagens, vídeos, principais álbuns, página oficial do artista, entre outros – tudo isso em uma única página, com uma navegação simples e um visual agradável. Os vídeos, por sua vez, não são apresentados na tradicional lista com textos de descrição; eles aparecem em forma de miniaturas lado a lado e, ao posicionar o cursor, o preview do vídeo é reproduzido, evitando o trabalho do usuário em clicar, ser redirecionado para a página e voltar para a home, caso aquele não seja o vídeo que está procurando. A pesquisa de imagens também possui filtros diferenciados, como “cor”, “tipo”, “somente faces”, etc.

O Bing Ads é outra ferramenta recente no mercado. O relacionamento resultante da parceria com o Yahoo funciona da seguinte forma: as marcas cujo investimento ultrapassa US$ 2 mil dólares são atendidas pelo Yahoo, e as que possuem um investimento inferior são atendidas pelo Bing. Alguns dos clientes brasileiros são: CVC, Buscapé, Leroy Merlin, Cultura Inglesa, Walmart, Chevrolet e Ricardo Eletro. Uma das vantagens do Bing Ads é que, além de oferecer um serviço de menor custo, o anunciante recebe maior visibilidade. Se uma marca for investir determinado valor no Google, por exemplo, seu anúncio pode se perder em meio às grandes marcas capazes de pagar uma quantia muito maior. Já no Bing Ads, por abranger um mercado menor, a empresa pode atingir um público maior, investindo o mesmo valor.

Entre os benefícios oferecidos pelo Bing Ads, estão: possibilidade de os anunciantes terem sua marca presente em duas redes (Bing e Yahoo), curso Bing Profissional Autorizado, Bing Places, Bing Ads Intelligence, Bing Editor, além de dicas de gerenciamento de campanhas e otimização. As agências que utilizam o serviço apresentaram feedback extremamente positivo, ressaltando a qualidade do atendimento recebido e a eficiência da ferramenta. Segundo Alexander Distadio, o objetivo do Bing é fortalecer o mercado de search e o que a Microsoft propõe é que as pessoas experimentem a plataforma. O grande desafio do Bing é: apesar de contar com diversas inovações e possibilidades de gerenciamento de tarefas e negócios, ele ainda é pouco explorado no mercado digital. 

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