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Bradesco aposta em conteúdo autoral de creators no SXSW.

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Bradesco aposta em conteúdo autoral de creators no SXSW.

O banco contratou e trouxe para o evento cinco influencers e aqui está construindo diariamente conteúdo inédito. O objetivo da área de canais do banco é engajar e se relacionar de forma diferenciada e exclusiva com seus públicos.

Pyr Marcondes
13 de março de 2017 - 9h19

Numa casa isolada aqui em Austin convivem diariamente durante o SXSW alguns dos creators de grande destaque hoje na cena influencer brasileira. São eles: Luba, do LubaTV; Tito Melo, do canal Tito Melo; Jules de Faria e Nana Lima, do Think Olga; e Gabi de Oliveira, do DePretas.

Se você ainda não conhece esse pessoal e é um profissional de marketing e comunicação, tá comendo bola, deveria conhecer.

Eles juntos representam parcela relevante do mundo dos influenciadores, que cada vez mais ajudam marcas a conversar com seus públicos (sendo que “seus” aqui é o público deles, os creators, certo?).

O Bradesco busca com a iniciativa, como explica oficialmente o banco, “traduzir ao público brasileiro o que há de mais relevante sobre tecnologia e inovação, o Bradesco levou cinco youtubers brasileiros ao SxSW, em Austin-TX. O desafio dos convidados é trazer informações, com olhares diferenciados, sobre as principais conversas que acontecem do maior festival de interatividade do mundo. Essa ação se junta a um conjunto de iniciativas do Banco na busca constante por conhecimento, neste caso no desenvolvimento tecnológico, inovação, novas mídias, empreendedorismo e modelos diferenciados de comunicação.

O projeto foi concebido a quatro mãos com sua agência digital AG2Nurun e basicamente trouxe a Austin essa gente toda para estimulá-los a fazer uma cobertura obviamente única do SXSW, cada um com seu próprio olhar, cada um usando sempre que quiser as mais variadas plataformas, que vão do vídeo no You Tube a lives no Instagram e Snapchat.

Esses influencers têm já seu público cativo e só isso já garantiria uma considerável audiência ao projeto. Mas para garantir e reforçar, a AG2Nurun e o banco resolveram montar um pacotinho de mídia adicional, que vai ajudar tudo isso a ser ainda mais disseminado.

Coma acrescenta o banco, “cada creator terá foco em uma vertente diferente. O Luba, do canal LubaTV, estará envolvido em conversas sobre comunicação e novas mídias; Juliana de Faria e Nana Lima, do canal Think Olga, vão participar de discussões sobre empreendedorismo; Gabi Oliveira, do canal DePretas, vai trazer à pauta a importância da diversidade nas relações humanas; e Tito Melo, do canal de mesmo nome, vai explorar o mundo da tecnologia e inovação”.

Para aprofundar ainda mais a experiência do evento, o Bradesco convidou Mariana Camardelli, empreendedora responsável em São Paulo pelo encontro multinacional de criatividade aberta chamado CreativeMornings, para escrever no Medium do Banco. Sua missão será trazer perspectivas sobre o evento, as pessoas e todo o conhecimento que se cruza em Austin nesse período.

Uma ação de conexão de rede através dos creators também foi pensada, usando a cultura de colar pôsteres e lambes-lambes pela cidade de Austin, que fica repleta deles durante o festival. Os creators perguntaram no twitter do Bradesco o que as pessoas sentem quando conhecem algo incrível. Algumas das respostas viraram pôsteres em português que foram colados por Austin para levar um pouco de quem está no Brasil para lá.

Numa mini-entrevista, Paulo Aguiar, diretor de criação da agência, dá seu relato sobre a ideia toda:

“O projeto foi todo co-criado desde o início, banco e agência, com o objetivo de retratar a atmosfera e conteúdos do festival por diversos pontos de vista. Por isso o formato de produção foge do convencional e preza por manter a autenticidade e linguagem de cada creator. O ritmo do conteúdo segue o espirito do festival, alternando momentos divertidos com informações e insights. Trouxemos o desafio de produzir simultaneamente conteúdo realtime somado a uma série de seis episódios diários durante o evento. Co-criar com o Bradesco e mais cinco creators ao mesmo tempo é um grande desafio para a agência e nossa área de criação. A única forma de direcionar um trabalho desse é se envolvendo do começo ao fim, abrindo mão do formato tradicional de produção. O resultado é um trabalho verdadeiro, com cara de conteúdo, não de publicidade.”

Aqui um dos episódios do projeto.

 

 

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