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Estudo avalia custo setorial de AdWords no e-commerce brasileiro.

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Estudo avalia custo setorial de AdWords no e-commerce brasileiro.

VTEX e GhFly desenvolveram uma plataforma online para apoiar a estratégia de marketing digital do varejo

ProXXIma
6 de outubro de 2017 - 13h48

 

A VTEX, empresa global de cloud commerce, desenvolveu junto com a agência de marketing digital GhFly uma plataforma online que calcula o custo aproximado de investimentos em AdWords para as principais categorias do varejo eletrônico brasileiro.

Além de oferecer apoio à estratégia de publicidade e propaganda das companhias nas redes, a ferramenta revela algumas tendências do mercado brasileiro de mídia digital. Por exemplo, os segmentos de livros e brinquedos são os mais baratos para investimentos em AdWords, enquanto que eletrônicos e celulares são os mais caros.

De acordo com Guilherme Carneiro, gestor de performance da VTEX, esse comportamento já era esperado. “Esses segmentos estão consolidados com players com grande capacidade de investimento, cujo ticket médio de um pedido, por ser maior, permite CPAs mais elevados”, explica.

Analisando apenas os investimentos do topo do funil de vendas (reconhecimento da marca), a categoria de moda e acessórios aparece como uma das mais caras. “Esse comportamento pode ser explicado pela forte presença das marcas no marketing digital, inflacionando as palavras mais genéricas que remetem tão somente à marca”, detalha Carneiro.

Outro dado interessante está no mercado de saúde e beleza que para o meio (marcas e vendas) e fundo do funil (vendas), apresentou o menor tráfego, enquanto que no topo de funil teve alto volume de tráfego. “Uma das explicações pode estar na melhor margem e bom ticket médio do segmento que possibilita maiores investimentos em mídia”, acredita o executivo da VTEX.

Para montar o sistema, foram analisadas mais de 60 mil palavras e realizadas simulações com investimentos de diferentes dimensões. De acordo com Guilherme Carneiro, “o objetivo da plataforma é ajudar o lojista na definição da sua estratégia comparando segmentos e etapas da jornada de compra”.

Na ferramenta, o varejista pode selecionar a categoria de sua loja e determinar qual é o retorno prioritário para o seu funil de vendas. O lojista também pode fazer o caminho contrário, inserir o valor que tem disponível para investimento e deixar a ferramenta calcular o retorno em quantidade aproximada de visitantes.

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