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Pesquisa do Google mostra consolidação de Black Friday no Brasil

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Pesquisa do Google mostra consolidação de Black Friday no Brasil

A principal novidade do estudo é mostrar ao mercado a oportunidade de estender o bom momento criado pela Black Friday para as datas de compra que vêm na sequência, entre elas a chegada do 13º salário, Natal, Saldão e Ano-Novo.


15 de agosto de 2018 - 15h15

 

 

 

A Black Friday no Brasil em 2017

Em um curto período de vendas, a Black Friday 2017 alcançou um faturamento de R$ 2,1 bilhões somente no meio on-line, com um crescimento de mais de 10% em relação a 2016. Com isso, o festival de ofertas se consolidou como a segunda melhor data para o varejo brasileiro, atrás apenas do Natal.

 

O que esperar da data neste ano

A Black Friday abre a temporada de compras do quarto trimestre – que inclui a chegada do 13º salário, Natal, Saldão e Ano-Novo – em um momento em que a confiança do consumidor e o consumo das famílias voltaram a aumentar. O cenário de recuperação econômica, com a taxa de desemprego e a taxa de juros em queda, favorece os prognósticos para a data em 2018, que ajudou o quarto trimestre a concentrar a maior fatia do faturamento do varejo brasileiro.

 

“A Black Friday tem tamanho e importância gigantes e abre um período repleto de intenções de compra”, afirma Patricia Muratori, head de vendas para varejo do Google Brasil. “As marcas não devem enxergar a data como um evento, que começa e termina, mas como o início de uma relação mais duradoura com o consumidor.”

 

Pesquisa exclusiva – O comportamento do consumidor on-line na Black Friday

Para ajudar o mercado a se preparar para a temporada Black Friday, o Google divulgou pesquisa inédita sobre o comportamento do consumidor brasileiro na data. A pesquisa, encomendada pela empresa e realizada pela Provokers, ouviu 1.500 consumidores on-line, de 18 a 54 anos, das classes A, B e C, de todas as regiões do País, ao longo de julho de 2018.

 

A principal novidade do estudo é mostrar ao mercado a oportunidade de estender o bom momento criado pela Black Friday para as datas de compra que vêm na sequência, entre elas a chegada do 13º salário, Natal, Saldão e Ano-Novo. O estudo mostra que os consumidores brasileiros se comportam de maneira diferente em cada data da temporada de compras do quarto trimestre, além de trazer insights sobre o perfil de consumo ao longo do período.

 

Abaixo, algumas das principais conclusões da pesquisa sobre a Black Friday e outras datas da temporada de compras:

 

Black Friday

  • Em 2018, 99,5% dos consumidores on-line entrevistados afirmaram que conhecem a Black Friday – em 2014, segundo a pesquisa Hello Research, só 27% conheciam a data;
  • 70% dos internautas brasileiros já compraram em uma Black Friday;
  • Só na Black Friday 2017, os consumidores brasileiros fizeram 3,8 milhões de pedidos, gerando R$ 2,1 bilhões em vendas no meio on-line, de acordo com dados da e-Bit;
  • O gasto médio dos consumidores na Black Friday 2017 (soma de compras on-line e off-line) foi de R$ 1.178, o que mostra a disposição do brasileiro em aproveitar a data para comprar produtos de maior valor;
  • No ano passado, os consumidores que participaram da Black Friday compraram em 3,9 categorias – como eletrônicos, viagens e beleza – alta de 15% em relação a 2015;
  • Do total de 1.500 entrevistados (que inclui quem comprou e quem não comprou no ano passado), apenas 9% disseram que não comprariam neste ano. Analisando somente a intenção de quem comprou em 2017, só 2% afirmam que não vão comprar neste ano, o que mostra que poucas pessoas que compram em uma Black Friday deixam de comprar novamente no ano seguinte;
  • A categoria de smartphones foi a mais popular na Black Friday 2017, seguida por TVs e eletroportáteis. Porém, outras categorias ganharam relevância, como roupas, perfumes e tênis;
  • Em 2017, o volume de buscas por produtos no Google registrou crescimento de 57% em relação ao volume médio das sextas-feiras de novembro de 2017, antes da Black Friday – categorias como eletrônicos e eletroportáteis chegaram a apresentar variação de mais de 300%;
  • Os consumidores começam a pesquisar cada vez mais cedo sobre Black Friday e a pesquisa on-line é o método preferido para 86% dos entrevistados;
  • Mesmo para as pessoas que não compram on-line, a pesquisa na web é o método escolhido pela maioria (53%);
  • Confiança nas promoções ainda é o principal motivo para não participar da Black Friday segundo 37% dos entrevistados. Por outro lado, 75% dos que compraram dizem que gastaram o valor que esperavam ou menos;
  • No Brasil, a consolidação da Black Friday no e-commerce ao longo dos anos levou à expansão do festival de ofertas para o mundo off-line: a compra on-line com entrega na loja física, por exemplo, teve pico de buscas em 2017;
  • 78% das pessoas voltaram a comprar numa mesma loja após uma primeira experiência de compra durante a Black Friday;

 

13º salário

  • 48% das pessoas usarão o 13º salário para organizar suas finanças pessoais e 35% para realizar compras no final de ano, de acordo com pesquisa do Google¹;
  • Nessa data, os consumidores procuram por produtos nas categorias de roupas e calçados, móveis e artigos para casa¹.

 

Natal

  • Ao contrário da Black Friday, em que o consumidor compra produtos para si mesmo, no Natal o foco das compras são presentes¹;
  • Somente 15% das pessoas que compraram na Black Friday 2017 disseram o produto seria oferecido como presente de Natal;

 

Saldão

  • O início do ano é o período de maior buscas por promoções e descontos fora da Black Friday no Brasil²;
  • Nesse período, o foco dos consumidores é arrumar a casa: eletrodomésticos, móveis e decoração têm mais buscas no Google em janeiro do que em dezembro.

 

¹Google Survey com 1.010 pessoas, de 18 a 54 anos, de todo o Brasil, realizadas em novembro de 2017 (Natal) e agosto de 2018 (13º salário)

²Dados internos do Google

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