Por Eduardo Mustafa
A Microsoft está buscando alternativas para conseguir novas receitas, não somente com as vendas de anúncios, mas como uma empresa inteligente, que pode ajudar a resolver os seus problemas. O principal trunfo da fabricante é uma ferramenta para a rede social.
A empresa está criando uma nova plataforma, chamada de "Looking Glass", uma ferramenta de monitoramento das mídias sociais que ainda está na fase de teste, o que significa que ainda não está no mercado e será aberto no próximo mês para o experimento.
A idéia é conectar e monitorar as ferramentas de mídia social para os anunciantes, oferecendo uma base de dados. O Looking Glass vai puxar uma variedade de feeds do Twitter, Facebook, YouTube e Flickr. A Microsoft também quer trabalhar com dados de terceiros, como a Meteor Solutions e Telligent. Todos os dados coletados irão se conectar em plataformas empresariais da Microsoft, como Outlook e Sharepoint.
Por exemplo, o profissional pode receber um alerta por e-mail quando há um aumento súbito sobre a sua marca no Twitter ou Facebook. Um dos melhores exemplos do Looking Glass, revelou Marty Taylor Collins, que dirige a equipe de mídia social do Windows 7, é travar uma crise antes do desastre acontecer. Ela cita uma de suas primeiras experiências. Em janeiro, o Windows 7 foi aberto para no formato beta, sendo que a equipe do Windows queria controlar o número de downloads, mas o sistema não podia falhar. Foi aberto o período de teste de download em uma sexta-feira, às 9 horas. Mas depois de trinta minutos um blogueiro já tinha postado uma maneira de contornar o balanceamento de carga e daí o sistema operacional caiu. Resumindo, não tem como não saber o que está acontecendo com a sua marca nas redes sociais.