Por Eduardo Mustafa
Há pouco mais de um mês a Minuano apresentou o ‘Funk do Esfregão'. A música criada pela Lew,Lara\TBWA e utilizada como tema tanto em comerciais de 15 segundos, como em ações de merchandising no programa Big Brother. Em um monitoramento foi descoberto que mais de 100 vídeos foram postados no Youtube, alguns atingindo a marca de 300 mil views.
"Tudo isso acabou virando tema também para diversos sites de notícia e blogs, que tratam o funk como a nova febre da internet. Febre que acabou contagiando celulares com ringtones, pistas de boates e até blocos de carnaval, onde não faltou o Funk do Esfregão. Muitos sites chegam a comparar o funk com a música Rebolation - a mais tocada no Carnaval de Salvador", explica Marcio Oliveira, VP de Operação da agência.
Outro monitoramento realizado aconteceu após uma prova realizada dentro do Big Brother Brasil, onde os participantes do programa precisavam ficar em pé dentro de um quadrado, vestidos com uma esponja e dançando o Funk do Estregão. Foram mais de 140 mil sites que disponibilizaram o ‘Funk do Esfregão' para download. Além disso, milhares de comentários sobre a prova foram postados no Twitter, várias comunidades criadas no Orkut e vídeos amadores sobre a música foram postadas no YouTube.
"Para contar esta história, usamos a mídia mais importante de todas: o interesse do público. Quando uma idéia anda de mãos dadas com as pessoas, você fez mais que propaganda, você conseguiu se comunicar. Mais importante que dizer, é ser escutado. E olha que este Funk pega, hein!", afirma André Laurentino, VP de Criação da Lew´Lara\TBWA.