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Ao mestre Peter Drucker, com carinho

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21 de dezembro de 2020 - 10h31

O mestre Francisco Alberto Madia de Souza publicou neste final de ano e me enviou com dedicatória seu livro Peter Drucker, ao Mestre Com Carinho, com um apanhado de textos e pensamentos do mestre de todos, Peter Drucker. Selecionei trechos que mostram como ele foi visionário e porque segue sendo essencial.

Obrigado, Madia! Pelo envio, pela dedicatória, mas principalmente, pelo livro em si. Ao selecionar trechos essenciais da obra de Peter Drucker, você presta um serviço a todos nós, profissionais de marketing e negócios, e ao mercado em geral.

Trata-se de tiragem limitada e numerada, o que me honra mais ainda. O meu exemplar é o 281.

Lendo e relendo trechos dos pensamentos e máximas de Peter Drucker concluímos que, para ser concebido na época em que foi, ou seja, em algumas décadas dos anos 1990 e início dos anos 2000, trata-se de fato de denso e definitivo material do cara que criou as bases da administração e gestão das empresas contemporâneas. Seus conceitos seguem sendo válidos ainda hoje.

Como destaca Madia, se a administração era seu driver, o marketing era sua ideologia, o que certamente nos toca ainda mais de perto.

Há, é claro, momentos em que o tempo pode lhe ter sido tirano e, aqui e ali, alguns de seus princípios podem eventualmente ter ficado nas páginas da história corporativa global. Mas isso é detalhe.

Aliás, falando em história corporativa global, o fenômeno da globalização é capturado por ele com acurácia única em toda a sua obra. 

Mas o que mais impressiona e se destaca de tudo é sua visão de que são pessoas e não as companhias em si, são os verdadeiros grandes valores das empresas nas sociedades modernas. Uma visão generosa, numa época em que valorizar os colaboradores estava longe de ser o padrão.

Abaixo, alguns trechos que me pareceram de brilho especial.

“Cada vez mais, os colaboradores das organizações são cada vez menos empregados e cada vez mais parceiros.”

“(No mundo corporativo) nenhum conhecimento se classifica como superior a outro; cada conhecimento é avaliado por sua contribuição a uma tarefa comum (a todos) e não por qualquer superioridade ou inferioridade inerentes.”

“Jamais encontrei qualquer pessoa desinteressante.”

“Uma empresa começa a declinar quando é incapaz de atrair os jovens.”

“Engajar pessoas é um desafio do marketing.”

“Quando diferentes pessoas não dão certo numa mesma função, o problema é da função, não das pessoas.”

“O maior desafio da gestão para o próximo século é tornar produtivos os trabalhadores do conhecimento. Trabalhadores do conhecimento não produzem coisas.(No futuro) merecer a adesão dessas pessoas será fundamental. Recrutá-las com sensibilidade, essencial. Merecer seu empenho, decisivo.”

“Os profissionais terão de ser capazes de trabalhar em diferentes estruturas organizacionais ao mesmo tempo. Em algumas, trabalhando em equipe. Em outras sob um comando ou estrutura de controle. O mesmo profissional líder de sua organização, pode ser parceiro de um consórcio de empresas ou de uma joint-venture.”

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”

“Mudanças são inevitáveis, tal como a morte e os impostos.”

“Se você não sabe e não especifica o que é prioritário, certamente vai priorizar o irrelevante.”

“Quem não é capaz de administrar seu tempo, não é capaz de administrar nada.”

“Aquisições não têm a ver com dinheiro, mas com visão estratégica.”

“Nenhuma empresa deve ser tão irresponsável a ponto de assumir para si tarefas que não tem capacidade para executar.”

“Não existe a organização certa. Organizações não são absolutas, são instrumentos para tornar as pessoas mais produtivas num trabalho conjunto.”

“Pense localmente, haja globalmente.”

“Tentar controlar tudo é não controlar nada.”

“Se desejarmos saber o que é um negócio, devemos começar a partir de seu propósito. E esse propósito deve estar situado fora do negócio.”

“Respostas erradas para problemas certos se corrige. Respostas certas para problemas errados é onde mora o perigo.”

“O marketing é muito mais amplo do que qualquer departamento ou diretoria. Compreende todo o negócio.”

“Tudo o que existe está se tornando velho.”

“O que as pessoas nas empresas imaginam conhecer sobre clientes e o mercado é mais provável estar errado do que certo.”

“O que um cliente compra é, raramente, o que uma empresa pensa estar lhe vendendo.”

“Qualidade não é o que um fabricante investe num produto, é o que o consumidor reconhece nele.”

“Nenhum produto ou empresa isoladamente tem a menor importância para o mercado.”

“Todas as inovações eficazes são absurdamente simples.”

“A inovação sempre significa um risco. Mas ir na padaria de carro também é arriscado.”

“Não inovar e preservar o passado é muito mais arriscado do que construir o futuro.”

 

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