Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Hyper Virtual Reality Festival: primeiro festival de VR do Brasil.

Buscar
Publicidade

Notícias

Hyper Virtual Reality Festival: primeiro festival de VR do Brasil.

O evento acontece em São Paulo no dia 16 de setembro e nossos leitores têm descontos. Filmes, games e muito mais em VR, para você se atualizar sobre o atual estágio de desenvolvimento da tecnologia.


1 de agosto de 2017 - 7h42

Por Fabio Hofnik (*)

Hoje, em 2017, muita gente tem olhado ainda para o mercado da Realidade Virtual de uma maneira específica que pode ser enviesada. Encaramos essa nova tecnologia (o conceito e muitos protótipos já existem há décadas) com uma estranha naturalidade. Alguns de nós já teve a chance de provar experiências em VR (Virtual Reality) que mudaram suas vidas, em alguns minutos.

O fato é que ainda pouco sabemos exatamente o que esperar do VR, mesmo sonhando com a perfeita integração e imagens impecáveis. O curioso é que ainda não há certo ou errado e por isso todos, desde os amadores aos grandes estúdios, estão experimentando.

Caindo no conhecido contexto cliché da época da invenção da TV que iria matar o rádio, e TV por assinatura eliminaria a TV aberta e sua grade monótona, a Internet dominaria a mídia… O que queremos do VR como plataforma de conteúdo?

O contexto da palavra mágica imersão é utilizado desde os primeiros experimentos com teatro alternativo na Europa, depois nos anos 70 com jogos de RPG e antes com reencenarção histórica, hoje com os cosplays e videogames temos cada vez mais provas que queremos cada vez mais viver o mundo fictício dos produtos que consumidos, o game, a série, o filme, os heróis. O consumo de histórias e universos ficcionais é tão imersivo nos dias de hoje como nunca antes.

É normal que levemos algum tempo para acostumarmos com essa nova linguagem 360 graus que a VR propõe, na verdade ainda não há, por exemplo, um formato de roteiro unânime para filmes em 360 graus, “Particularmente acho o mais lógico usar uma partitura musical onde vários instrumentos são executados ao mesmo tempo. Por enquanto estamos adaptando linguagens que já conhecemos para a produção de conteúdos para VR, como conduzir o espectador se seu ponto de vista é único?” indaga Fabio Hofnik, produtor paulistano do primeiro festival brasileiro de Realidade Virtual que acontece em 16 de setembro em São Paulo, o Hyper Virtual Reality Festival.

Apesar do conteúdo em vídeo e CG para VR já estar sendo produzido por muitos e há algum tempo, começamos a pouco a pensar na web em VR. Navegar em um site, postar em redes sociais, como tudo isso se dá em um ambiente 360 graus? Já jogamos games em VR mas como veremos notícias nesse metaverso?

O principal hoje é pesquisar muito, estar em contato com o que está sendo produzido de melhor e mais experimental para determinarmos o que deve ser o passo para tornar VR um produto comercial, com conteúdo relevante, interessante em todas as camadas e não desaparecer por alguma razão obscura. Não tratá-la como tecnologia fria e sim como um novo mundo de criação e propagação de conteúdo inovador.  

O Hyper Festival, trará dezenas de filmes 360 e games em VR pela primeira vez ao público brasileiro em um só evento. Objetiva-se falar com agências, criativos, tomadores de decisão em marketing e tecnologia de marcas e produtos para colocar o Brasil no mapa VR global, dando a chance de toda a cadeira experimentar o que há de melhor nesse mercado hoje.

O destaque do Hyper Festival é o único filme de realidade virtual indicado ao Oscar de animação na última edição. O filme Pearl, produzido pela iniciativa Google Spotlight Stories, parceiro do festival,  tem sua premiere no país no festival em setembro e conta a história da relação de um pai solteiro e sua filha em suas viagens de carro. A experiência de Pearl na sua versão interativa, presente no festival, é transformadora para o espectador/visitante.

Você pode garantir desconto especial no seu ingresso para o Hyper VR Festival usando o código @HyperMeioeMensagem@ no site http://hypervrfestival.eventbrite.com.br , aproveite essa única chance de ter contato com o incrível mundo da realidade virtual.

(*) Fabio Hofnik é o organizar do evento.

Publicidade

Compartilhe

Veja também