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Black Friday: o equilíbrio entre branding e performance

Executivos do Mercado Ads e do Twitter indicam quais ferramentas podem ajudar a equalizar construção de marca e vendas

Amanda Schnaider
26 de novembro de 2021 - 16h13

Alinhar branding e performance é fundamental em toda a jornada de compra (Crédito: Blue Planet Studio/Shutterstock)

Com a Black Friday mais digital a cada ano, manter o branding — estratégias que focam no reconhcimento de marca – e performance — que focam em vendas e resultados — em equilíbrio é realmente importante para as marcas. Para Cadu Aun, diretor de soluções de negócios do Twitter Brasil, como a jornada de compra das pessoas se inicia muito antes da data, de fato, a construção de consideração da marca e de conexão é fundamental para que a ação final seja realizada. “Por isso, estabelecer equilíbrio entre branding e performance é um movimento crescente e importante”, completa. O executivo destaca que, nos últimos anos, muitas pessoas passaram a utilizar  o Twitter e outras plataformas para pesquisar e comparar informações sobre as marcas e seus produtos antes de sair às compras, fazendo escolhas mais conscientes.

A diretora sênior de Mercado Ads, Fabiana Manfredi, concorda com Aun.No Mercado Livre, os compradores veem, em média, 80 anúncios antes de decidir comprar, efetivamente. “Sabemos que a jornada de compra se inicia com dois meses de antecedência da Black Friday. Recomendamos que os anunciantes considerem esse cronograma no seus planejamentos e estratégias de marketing”, comenta, reforçando que, dessa forma, é preciso equilibrar branding e performance não só no evento, mas durante toda a estratégia.

Ferramentas e soluções
Para atingir esse equilíbrio, existem soluções e ferramentas que podem auxiliar as marcas e anunciantes. O Mercado Ads oferece diversas soluções em termos de exposição de marca, branding e performance nas principais páginas do Mercado Livre. A empresa conta, por exemplo, com solução de performance, o Products Ads, que permite transformar as publicações em anúncios patrocinados. De acordo com Fabiana, essa ferramenta tem incrementado as vendas em mais de 28%. “Uma estratégia full funil permite com que os anunciantes, sendo marcas ou vendedores, acompanhem essa jornada do usuário do início ao final”, diz.

Outra solução oferecida aos anunciantes pelo Mercado Ads é o Mercado Livre Alive, lançada este mês. Se trata de plataforma de negócios para promover o diálogo com os consumidores por meio de experiência mais divertida e interativa. Durante todas as quarta-feiras do mês de novembro, em que acontece a Black Friday, a companhia lançou lives nesta plataforma, pautas em moda, beleza e consumer electronics. “A intenção é democratizar o social commerce, fortalecendo a plataforma para que anunciantes, sendo marcas ou vendedores, criem seus conteúdos e possam realizar transmissões ao vivo, vendendo produtos e contando com os benefícios”, afirma a diretora sênior de Mercado Ads.

O Twitter também tem times dedicados para atender as demandas dos anunciantes e aproximá-los da audiência. Entre esses times, está o ArtHouse, que conecta marcas ao recurso criativo e talento de criadores, artistas e editores que podem tornar os conteúdos mais relevantes. Além disso, o Twitter Next também trabalha junto com marcas e agências para desenvolver estratégias e criar experiências com foco nas pessoas e nos seus interesses, encontrando as melhores oportunidades para fazer parte das conversas. “É importante que as marcas criem conexão e diálogo com os consumidores nos diferentes momentos da sua jornada de compra e, por isso, mais do que trabalhar com ferramentas específicas, elas devem buscar soluções para todas as etapas do funil de marketing”, enfatiza Aun. Nos últimos meses, por exemplo, o Twitter aprimorou os formatos de performance como o carrossel de multidestinos,  que ajuda a capturar o interesse do usuário e direcionar o tráfego, e passou por melhorias, facilitando a criação de campanhas e melhorando a qualidade do modelo de predição dos anúncios.

**Crédito da imagem no topo: Champc/iStock

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