Proxxima
Meio & Mensagem

O que é computação quântica?

Buscar

Blog do Pyr

Publicidade

O que é computação quântica?

Ela não vai estar no seu celular. Não tão cedo, pelo menos. Mas vai transformar toda a indústria de telecom. E também as indústrias da medicina, segurança de dados (que tem a ver com marketing), transportes e logística, além de todo o mundo financeiro.

11 de junho de 2019 - 10h38

A computação quântica, em vez de usar o tão conhecido sistema binário de zeros e uns, que se misturam linearmente numa cadeia para produzir as maravilhas da computação digital que mudaram nossas vidas, ela sobrepõe e entrelaça processos simultâneos de gestão de dados e algoritmos, de forma a que uma tarefa computacional de cálculos seja processada de forma incrivelmente mais rápida frente ao que temos hoje.

Os cientistas acreditam que será essa capacidade que vai permitir descobrir coisas que a Humanidade nunca imaginou, numa velocidade impossível antes da computação quântica.

Muitas indústrias e muitas coisas na nossa vida serão impactadas pelas descobertas dessa nova era do computador, embora não se saiba ainda com precisão quando isso deverá acontecer.

Certamente, no entanto, não estamos falando de décadas, mas em alguns anos. E as mudanças serão radicais.

No vídeo abaixo, da Wired, você poderá entender, em 20 minutos, do que estamos falando. Vale a pena.

 

Se quiser um pouco mais sobre a história dessa revolução e mais detalhes de como ela vai impactar nossas vidas, veja neste excelente guia da Wired.

Aqui um artigo sobre as 5 indústrias que serão mais imediatamente afetadas pela computação quântica.

 

Compartilhe

  • Temas

  • Computação

  • computação quântica

  • quantun computing

Publicidade