Proxxima
Meio & Mensagem

Transforme seu smartphone num telefone burro. Isso é inteligente?

Buscar

Blog do Pyr

Publicidade

Transforme seu smartphone num telefone burro. Isso é inteligente?

Desconectar tem sido um mantra repetido por todos quantos estão de saco cheio do overload digital. Nessa linha, a revista Fast Company, nos ensina agora como transformar seu telefone inteligente num burro. Qual o sentido disso?

10 de julho de 2019 - 9h10

Os smartphones são a evolução dos celulares que só faziam e recebiam chamadas. No máximo, emails e mensagens simples tipo SMS.

Mas a tecnologia desses aparelhos evoluiu rapidamente após o iPhone e em 12 anos (tempo em que ele existe) vivemos uma revolução de possibilidades, sendo que os smartphones em países como a China por exemplo são hoje praticamente os únicos devices usados pela população para praticamente tudo online, incluindo aí ecommerce e banking, além de todas as ações que nós também aqui hoje já fazemos, como chamar um carro para transporte, contratar entregas, se locomover na cidade, pedir comida, reservar vôos e hotéis, conversar em tempo real, consultar todo tipo de conteúdos e demais serviços online, vivemos uma vida paralela nas redes sociais além de, de vez em quando, fazer um chamado telefônico também.

Para fazer tudo isso, usamos, prioritariamente, uma série de aplicativos que ficam instalados em nossos celulares (mesmo que, hoje, estejam em grande parte remotos, na nuvem). Pois eles são um mar rebelde de atenção desgovernada. De caos na forma de atividades mobile nem sempre essenciais. Muitas delas, essencialmente supérfluas.

Pois a revista Fast Company editou um pequeno tutorial para que possamos transformar um pedaço relevante de algumas das mais avançadas tecnologias contemporâneas em … nada. Ensina a apagar e esconder praticamente tudo, para que tenhamos de volta o que? Tchan-tchan-tchan-tchan… nosso bom e velho aparelho burro de antes, só que ocupando o corpo de um aparelho estupidamente mais caro e sofisticado.

Tudo isso é uma gigante estupidez.

Termos chegado onde chegamos é burro, embora muitos dos avanços no ambiente mobile sejam de fato altamente úteis e inteligentes. Termos esse tanto de recursos a nossa disposição acaba, na real, sendo inútil e dispersivo no nosso cotidiano. E ter um aparelho celular altamente sofisticado e apagar tudo o que ele tem de melhor, aí de fato acho que é uma burrice sem tamanho. Compra um feature phone e boas.

Se quiser ver a matéria da Fast Company, clique aqui.

Quem sabe você se livra de um monte de baboseiras desnecessárias e vive uma vida menos insana. Mas que isso, mesmo fazendo sentido e sendo razoável, é uma estupidez, é.

 

Compartilhe

  • Temas

  • Mobile

  • Smartphones

  • CELULARES

  • uso celular

Publicidade