Proxxima
Meio & Mensagem

TikTok e Microsoft: o que está em jogo?

Buscar

Blog do Pyr

Publicidade

TikTok e Microsoft: o que está em jogo?

A Microsoft está montando uma das mais diversificadas e ricas redes de distribuição de conteúdos, games e, com o aquisição de TikTok, também uma plataforma de social networking e de mídia, que deverá ser mais um suporte de distribuição e ativação da companhia.

3 de agosto de 2020 - 7h59

Em artigo publicado também hoje no ProXXIma, comento prioritariamente o lado macro global geopolítico do conflito entre TikTok e Trump.

Aqui vou falar um pouco mais do que apenas esbocei no artigo anterior, e que é o que significaria a aquisição da operação norte-americana da companhia chinesa pela Microsoft.

Como disse lá, Microsoft comprar TikTok colocaria a empresa de Bill Gates, pela primeira vez, em condição de começar a competir no mercado de social networks e social media, algo que a companhia jamais havia tentado até agora.

Daria direito a empresa operar não só nos EUA, como também no Canadá, Nova Zelândia e Australia.

Só isso seria já altamente relevante para os negócios da companhia, só que não é só isso.

A Microsoft tem hoje, além de sua posição única de líder global de softwares pessoais, também posição de destaque na indústria de games, com sua família Xbox, e detém ainda posições acionárias em praticamente todas as companhias de telecom dos EUA.

A empresa entrou também no mercado de streaming com sua operação Microsoft TV & Films, que concorre não só nos EUA, mas também em vários países do mundo, com serviços semelhantes comoPlayStation Video, iTunes Store, Google Play Movies & TV, e Amazon Video.

Entrar no mundo das social networks era um passo que faltava e que complementa estrategicamente seu portfolio.

As empresas plataforma que assistimos nascer na última década em sua conformação atual de onipresença global e horizontalização exponencial de áreas de negócios e atividades, da qual Microsoft faz parte, tendem e tenderão a ocupar mais e mais espaços conexos a sua volta, espraiando-se em ondas que, de alguma forma, as tornem polvos com um sem fim de tentáculos, presentes em diversificados segmentos de indústrias e mercados.

O grande jogo que já está sendo jogado é o do conteúdo digital e a Microsoft já joga suas partidas aí, de alguma forma, com suas plataformas de games e streaming. Mas ainda não entrou de cabeça como Amazon e Apple, por exemplo, no papel protagonista não só de distribuir, como faz agora, mas também criar e produzir conteúdo.

Acho que um dia fará esse movimento comprando alguém. Mas por agora, está montando uma das mais diversificadas e ricas redes de distribuição de conteúdos, games e, com o aquisição de TikTok, também uma plataforma de social networking e de mídia, que deverá ser mais um suporte de distribuição e ativação da companhia.

Sem trocadilhos, está abrindo suas janelas para um mundo cada vez mais abrangente de negócios, fortalecendo-se num modelo que lhe é único de extensão horizontal de seus negócios.

Compartilhe

Publicidade