Proxxima
Meio & Mensagem

AIdvertising: A Era da Inteligência Artificial da Propaganda

Buscar

Blog do Pyr

Publicidade

AIdvertising: A Era da Inteligência Artificial da Propaganda

AIdvertising. O termo ainda não existe, mas achei que ele fazia sentido. AIdvertising é a Inteligência Artificial aplicada à propaganda e ao marketing. Veja como ela é e como vai ser

18 de janeiro de 2021 - 13h07

Salvo o fato de que a expressão pode ter sido já inventada por aí, criei o conceito porque ele, convenhamos, faz enorme sentido.

A Inteligência Artificial é já utilizada na comunicação e no marketing em “n” das suas áreas de atividade. Se olharmos o conjunto da obra, faltava mesmo apenas colocar tudo sob um guarda-chuva transformacional único, e pronto: temos o full stack da AIdvertising embrulhadinho para consumo.

O que já temos

Temos já AI nas seguintes áreas do marketing e da comunicação:

– Mídia, data e performance;

– Visual AI nas utilizações de plataformas de AR e VR, além de suporte para design e CX;

– Robôs e softwares para conversação, interação e relacionamento com o consumidor;

– Biometria com AI para otimização no combate à fraude, onboarding de consumidores e usuários, além de cross sell e upsell com alta acurácia e precisão;

– NLP, ou Natural Language Processing, cada vez mais utilizada nas redações de grupos de mídia e cada vez mais próxima de ser padrão também na área de branded content (NLP é o domìnio da língua escrita com alta excelência e sofisticação por máquinas e softwares);

– Automação via AI na produção de criativos dinâmicos em alta escala e velocidade, todos customizados por clusters de consumidores e distribuíveis via programática.

O que teremos

– AI utilizada para aferição e certificação de veiculação de mídia, através da comprovação de imagens e dados de várias naturezas;

– AI para a composição de imagens customizadas a partir da preferência histórica do consumidor digital, permitindo que vídeos, comerciais e todas as imagens de comunicação utilizadas em campanhas e ações de marketing sejam criadas automaticamente para encantar a preferência individual de cada um de nós … é a Contextual Advertsing, cada vez mais assertiva a partir de AI;

– Plataformas de blockchain, que com camadas de AI, vão certificar as origens dos produtos em toda a cadeia produtiva, entregando ao marketing atributos de validação com qualidade de alta performance para serem exploradas e difundidas em mercado;

Junte tudo isso e você tem, já in place, e mais a caminho, a tal da AIdvertising. Compare ao que tínhamos na indústria há não mais do que dois anos. E constate: trata-se, de fato, de uma nova Era da Propaganda. 

Compartilhe

Publicidade