Proxxima
Meio & Mensagem

B2A: seu marketing está preparado para falar com avatars em vez de gente real?

Buscar

Blog do Pyr

Publicidade

B2A: seu marketing está preparado para falar com avatars em vez de gente real?

Nossos avatares serão, então, um novo target a ser atingido pelo marketing e pelas marcas. Isso se chama B2A, ou Business-to-Avatars

23 de abril de 2021 - 14h14

(Crédito: Jossdin/ iStock)

O metaverso é o ambiente digital criado a partir das tecnologias que simulam o mundo físico  no mundo virtual. E o incrementam. Isso se torna possível com os recursos das realidades fluidas ou estendidas as mais diversas.

Começou no mundo dos games, mas em breve vai se estender também para a realidade cotidiana, uma vez que particularmente a Realidade Aumentada deverá permitir que conheçamos e convivamos com a spacial web, ou a internet que estará a nossa volta no mundo físico, misturada com realidades simuladas digitalmente. 

Isso impõe o seguinte: para além de sermos, nesse ambiente, pessoas e consumidores, em verdade, estaremos vivendo em um ambiente ambíguo em que não seremos mais exatamente nós mesmos, mas avatares digitais com vida e personalidade próprias.

Nossos avatares serão, então, um novo target a ser atingido pelo marketing e pelas marcas. Isso se chama B2A, ou Business-to-Avatars. Sim, isso mesmo.

Mas como conversar com um avatar, que tem, sim, claro, alguém de carne e osso por trás, mas que no ambiente virtual pode assumir um sem número de comportamentos não necessariamente iguais aos que adotamos no mundo e na vida real? De que valem os dados sócio-comportamentais que colhemos tão avidamente pelos mecanismos de engajamento e CRM digital hoje em dia? 

Imagine que esse ambiente contém hoje, segundo estudos especializados, 3,8 bilhões de avatares. Somos nós na forma de outros nós, nós digitais. Ou, em inglês, digital selves.

Vimos esse mundo sendo previsto em episódios de séries futuristas que nos mostraram esse mundo espelho do nosso mundo real. 

Como nos coloca a especialista em marketing digital Liz Aviles, da Upshot: “Nossos avatares estão emergindo rapidamente como uma nova dimensão de como as marcas definem seus consumidores-alvo, permitindo identidades híbridas que combinam quem somos online e no mundo real. E com as marcas de tecnologia já explorando a capacidade de oferecer um avatar único que pode viajar por diferentes ambientes virtuais, é o momento certo para experimentar, enquanto a maioria dos avatares ainda existem em metaversos individuais”.

Bem vindo ao novo mundo do B2A! Olá, avatar!

 

Compartilhe

Publicidade