Proxxima
Meio & Mensagem

NFT Marketing: vale pagar pra ver?

Buscar

Blog do Pyr

Publicidade

NFT Marketing: vale pagar pra ver?

O NFT Marketing está passando por uma rápida transformação a cada dia

20 de outubro de 2021 - 6h00

(crédito: Niphon Subsri/shutterstock)

O marketing está no coração dos NFTs. Sem ele, elas nem existiriam. Portanto, seria legal a gente dar uma olhada nesse bicho novo e meio estranho, mas que deverá ter cada vez mais valor na indústria do marketing e da comunicação. É o que se estima hoje, ao menos.

Começando pelos conceitos básicos.

Quanto vale algo intangível, como uma marca, por exemplo? Há métodos de brand valuation que criaram indicadores bastante palpáveis para medir e valorar ativos intangíveis. Marcas e símbolos do marketing não são diferentes e podemos hoje perfeitamente saber seu valor.

Intangível é algo que não se pode pegar ou tocar. Marca é intangível por isso. Um NFT é dessa família. Em inglês, a essa altura você já sabe bem, é um Non-Fungible Token. Algo “não fungível” é também algo que não podemos tocar. Mas vai um pouco mais além. É uma coisa que não pode ser substituída por outra da mesma espécie. Já cito exemplos.

Token você também já sabe: eles nascem no mundo da tecnologia e são originalmente chaves-eletrônicas únicas. Uma senha eletrônica é um token. No caso dos NFTs, o “T” se refere a tokens no mundo financeiro. Assim como no mundo da tecnologia, eles são representações digitais, só que neste caso de ativos com valor real. O valor financeiro de um token depende do valor do ativo que ele representa.

São bens fungíveis o dinheiro, uma commodity, a ação de uma empresa, metais preciosos. São bens infungíveis as obras de arte, objetos raros e únicos, ações irreplicáveis como um show ao vivo, por exemplo. Indo adiante nessa linha é possível imaginar que, desde que trabalhada da forma certa, uma marca pode ser um NFT, ou um produto sem cópia, ou um vestido de design original inigualável, ou um game exclusivo para um número fechado de players ou ainda objetos de consumo de alto valor agregado, únicos, irreproduzíveis. 

Os NFTs estão começando a se espraiar aos poucos nos setores do e-commerce, entretenimento, moda, móveis, jogos e esportes. E podem, porque não, se espalhar ainda mais para inúmeros outros. Desde que obedecidas as regras acima.

Alguns NFTs estão sendo vendidos por milhões de dólares, como por exemplo o primeiro Tweet do Jack Dorsey. Se tem alguém doido para pagar altos valores por ativos digitais intangíveis, então aquele valor digital intangível tem o valor que o mercado está disposto a pagar, certo? O valor não precisa ser necessariamente alto. O curioso nisso tudo é que no mundo dos NFTs, ativos intangíveis e não-fungéveis podem ser comercializados por valores em moeda real. É esse o game sobre o qual estamos falando aqui.

Para se construir ativos dessa natureza o que é preciso? Contar uma bela história. E quem é especialista em contar histórias para o mercado? O marketing, ninguém mais.

Sem o marketing o tweet do Jack Dorsey nem seria conhecido. Com ajuda do marketing, uma história de valor intangível foi criada e um monte de gente embarcou nessa.

Assim, mais ainda talvez do que no mundo do consumo habitual que conhecemos, em que o marketing é vital para criar valor e contar histórias, sem ele, o mundo do NFT praticamente inexiste.

Um departamento de marketing esperto e uma agência de publicidade igualmente esperta poderiam criar histórias de ativos não-fungíveis e tentar vendê-los como peças/produtos/soluções únicas e raras por altos valores em moedas reais? Claro que sim.

Uma peça de Lego especial, dessa forma, pode ser vendida, por exemplo, por milhares de dólares. Ou uma lata de Coca. Ou um show da Anitta. Ou um produto ou marca nova, inventada do nada, idem.

Percebeu?

O NFT Marketing está passando por uma rápida transformação a cada dia. Gigantes da tecnologia como Facebook, Instagram, Google e Twitter estão entrando ativamente nesse jogo. Em breve todos os demais estarão nisso também. E quando isso acontece, já conhecemos a história, blockbusters mundiais começam a ser criados e valorizados.

Os NFTs não serão diferentes e o marketing terá tudo a ver com isso. Que tal você investir nessa antes dos outros?

Compartilhe

Publicidade