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É (quase) impossível errar ao contratar profissionais que tenham essas quatro qualidades

Independentemente do campo de atuação da empresa, os recrutadores que identificam essas quatro qualidades nos candidatos no momento da entrevista, terão profissionais capacitados para formarem times vitoriosos

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4 de março de 2020 - 5h33

Por Tiago Yonamine (*)

“Destacar exemplos de trabalhos em grupo são essenciais para que os candidatos visualizem situações do dia a dia da empresa e possa comentar sobre suas visões e soluções para os desafios da companhia”, afirma Tiago Yonamine.

O segredo para uma empresa bem sucedida é encontrar, contratar e reter as pessoas certas e construir uma equipe campeã. Isso não é uma tarefa fácil e exige muito mais que conferir currículos e fazer entrevistas. O mercado de trabalho e, principalmente, os gestores de alta performance já perceberam que profissionais brilhantes compartilham características em comum.

 

Independentemente do campo de atuação da empresa, os recrutadores que identificam essas quatro qualidades nos candidatos no momento da entrevista, terão profissionais capacitados para formarem times vitoriosos:

 

  1. Resiliência e engenhosidade

 

A resiliência é traduzida pelo “espírito de fazer acontecer”. Candidatos com essa característica conseguem resolver problemas do dia a dia de forma mais criativa, deixando a ideia do foco na dificuldade para trás. Para avaliá-los, podem ser feitas perguntas como: “Fale sobre alguma vez em que enfrentou grandes dificuldades no ambiente corporativo” e entenda as estratégias que foram utilizadas para superá-las.

 

  1. Tendências colaborativas 

 

Os trabalhos em grupo são essenciais para que os candidatos encontrarem as melhores soluções para os desafios do dia a dia. Então, os que não gostam ou não conseguem trabalhar em grupo, podem trazer problemas futuros para o desempenho do time. Nesse momento, peça que descrevam o melhor ambiente em que já fizeram parte e avalie na resposta o quanto isso é importante para eles.

 

  1. Curiosidade

 

Candidatos que estão realmente interessados na oportunidade costumam, durante as entrevistas, fazer perguntas sobre a empresa, a vaga oferecida, os principais clientes, projetos que estão em andamento e características das pessoas que fazem parte da organização. O perfil dessas pessoas demonstra facilidade de aprendizado e vontade de encarar novos desafios.

 

  1. Empatia 

 

Antes de contratar é importante lembrar que a inteligência emocional está em alta na lista de qualidades de um excelente profissional. A empatia tem grande valor e profissionais com essa característica, geralmente, contribuem mais para o ambiente. A característica é observada, principalmente, na linguagem corporal, podendo ser identificada pelo entusiasmo do candidato ao encaminhar o e-mail de apresentação e no dia da entrevista, a forma de cumprimentar, a postura ao sentar, o contato visual e os gestos usados ao falar.

 

(*) Por Tiago Yonamine, especialista em recrutamento e CEO do trampos.co

 

 

 

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