How To
Brasileiros adotam de vez os apps durante isolamento social
Levantamento da AppsFlyer mostra comportamento de cidades brasileiras e preferências do consumidor nos aplicativos - grandes companheiros de brasileiros confinados
Siga-nos
Levantamento da AppsFlyer mostra comportamento de cidades brasileiras e preferências do consumidor nos aplicativos - grandes companheiros de brasileiros confinados
ProXXIma
2 de junho de 2020 - 8h03
A AppsFlyer, realizou um levantamento em todos os estados do Brasil sobre o comportamento dos usuários de aplicativos nos meses de março e abril de 2020, período afetado pelo isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus. Desde o início da pandemia, Instalações e uso de aplicativos experimentam crescimento acelerado, principalmente após início das políticas de isolamento social, lockdown e quarentenas. Segundo a AppsFlyer, líder global em atribuição e análise de dados de aplicativos, no Brasil, após dia 15 de março, o uso e downloads de apps cresceram em todos os estados, com média de 25% de aumento no número de instalações em todo o país.
Nos estados mais afetados pela pandemia, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, o crescimento foi acima da média nacional, com média de 35% de crescimento de downloads nos picos.
Mas todos os estados brasileiros compartilham crescimento tanto de instalações quanto de uso dos apps dentre 12 de Março e 25 de Abril, ainda que em maior ou menor porcentagem com destaque para Sergipe na semana de 19 de abril chegando a 41% de aumento nas instalações.
A cidade de São Paulo teve um aumento em média de 46% em instalações de apps e o Rio de Janeiro 39% no mesmo período. Ainda no final do mês de abril, o índice de instalações de apps se manteve alto em 50% em São Paulo e 33% no Rio.
Mais Delivery, filmes e séries
Cansados de fazer compras no mercado? Motivados por muitas promoções? Os paulistanos também aderiram a apps de comida e bebida como nunca. Em média apps de delivery de alimentos obtiveram 238% de crescimento em seu uso e instalações. Enquanto isso, apps de entretenimento registraram 67% de aumento no uso.
Banco em casa
Bancos digitais apresentaram crescimento em média de 25%, enquanto apps de bancos tradicionais cresceram ainda mais, com pico de 61% de maior uso em algumas semanas e 51% de aumento em instalações.
Em geral, apps de finanças apresentaram um aumento da adesão de 42% no período não só em serviços bancários, apps de Investimentos chegaram a crescer 51% em algumas semanas.
Já é black friday para apps de e-commerce
Apps de compras registraram crescimento comparado à Black Friday, melhor data de vendas nos últimos anos para o comércio online. Apps de ecommerce registraram entre março e primeira semana de maio 80% de crescimento em download
Outros países
Na China, que já está experimentando queda nos casos de coronavírus e voltando aos poucos à rotina nas ruas, instalações se estabilizaram conforme os casos passaram a diminuir. Na Alemanha e Itália, conforme casos novos reduzem, a curva de instalação se estabiliza também. No Brasil, há diferenças cruciais no comportamento de alguns estados, do ponto de vista das políticas de isolamento adotadas ou não, mas a curva também está em crescimento de instalações e uso conforme ainda aumentam número de casos da doença.
Veja também
O que é e como funciona o advergaming
Até o final de 2030, os jogos para dispositivos mobile devem atingir um valor aproximado de US$ 272 bilhões, já tendo atingido US$ 98 bilhões em 2020
Publicidade digital chega a R$ 23,7 bi e segue em expansão
Anunciantes que investem em canais digitais cresceram 57%, mas setor ainda está em desenvolvimento, segundo especialistas