Proxxima
Meio & Mensagem

7 conceitos sociais que mudarão definitivamente, aponta estudo Google

Buscar

How To

Publicidade

7 conceitos sociais que mudarão definitivamente, aponta estudo Google

Compraremos, trabalharemos, estudaremos e consumiremos conteúdos mais de forma remota que presencial. Pós-pandemia pode-se esperar um boom de consumo como reação a tanto tempo de isolamento longe das compras.

Pyr Marcondes
22 de junho de 2020 - 8h00

Após consultar especialistas para melhor entender o que pode vir a acontecer daqui para frente como impacto que seguirá reverberando na sociedade em seus vários âmbitos e atividades, o Google criou o documento “7 Concepts That Will No Longer Be The Same”.

Para enriquecer os achados do estudo, a companhia complementou as análises a partir de dados de suas próprias pesquisas sobre o tema realizadas durante a quarentena.

Nele entendemos que muitas transformações provocadas ou aceleradas pela pandemia se tornarão permanentes. Sete se destacaram e são os pilares do levantamento.

De um modo geral, transformações mais diretamente ligadas a dinâmicas e plataformas digitais tenderão a ser definitivas. Outras, talvez ainda seja muito cedo para dizer.

Abaixo, podemos ver um quadro-resumo dos sete pontos. Sumarizadamente, o consumo deverá ter sua tomada de decisão mais compartilhada entre membros da família; o estudo a distância se aprofundará, embora não deva substituir o ensino presencial; o trabalho remoto também se consolida e assistiremos uma busca pela produção do trabalho informal; o tempo dedicado ao consumo do entretenimento passa a ser uma métrica de alta relevância para determinar a qualidade do seu conteúdo; toda a logística do varejo reestruturada para o consumo via delivery na pandemia resultará numa aceleração de processos que estavam sendo aguardados para daqui a três anos; a segurança na web, antes um tema relevante mas não essencial, entra definitivamente no conjunto das principais preocupações da sociedade; bi-polaridade no acirramento de relações intra-familiares … o afeto cresce, mas a violência pode crescer também.

De todos, este último certamente nos chama mais atenção e merece atenção social e de cada um de nós redobrada. O isolamento estressa as relações das famílias isoladas, acelerando potenciais tendências ao desvio violento nas reações domésticas.

De resto, algumas da tendências já havíamos constatado aqui e ali em estudos e análises semelhantes.

Mas o estudo do Google tem o mérito de ser objetivo no resumo das 7 principais mudanças de conceito da nossa sociedade.

 

 

Abaixo, destaque para os hábitos de consumo, que movem diretamente nossa indústria.

O consumo se torna mais compartilhado e pode-se esperar uma aceleração na vontade de compras pós-pandemia.

Compartilhe

Publicidade