Proxxima
Meio & Mensagem

Transformação digital é um dos pontos centrais na retomada da economia

Buscar

How To

Publicidade

Transformação digital é um dos pontos centrais na retomada da economia

Se antes a digitalização era apenas um plano para o futuro, agora ela é essencial. Recursos digitais passam a ser estratégicos para a retomada das empresas e de toda a economia.

ProXXIma
22 de setembro de 2020 - 8h00

 

Por Beatriz Candido Di Paolo (*)

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a economia mundial dá sinais de recuperação mais rapidamente do que era o esperado frente à crise causada pela pandemia do coronavírus. Com base nos dados publicados nesta quarta-feira (16), a Organização aponta a retomada nos Estados Unidos e na China como parte fundamental desta melhora inesperada.

A OCDE ainda apresenta perspectivas positivas para o cenário econômico: a estimativa é de que, se a pandemia não sair de controle, há uma possibilidade de retomada do crescimento da economia mundial em um ritmo de 5% no próximo ano. A adoção de medidas mais rígidas para o combate à Covid-19 pode contribuir para o aumento deste percentual, de acordo com a Organização.

No Brasil, apesar do cenário mais lento, já pode-se identificar alguns sinais de melhoria no cenário interno, como é o caso das contratações.

Por conta da pandemia, muitas empresas foram obrigadas a reestruturar seus modelos de contratação de funcionários e passaram a adotar novas estratégias, como a contratação por vias digitais e o contrato de trabalho temporário. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, foi autorizado a contratar 6.500 funcionários em regime de trabalho temporário.

A transformação digital é parte integrante desse processo, principalmente no que diz respeito às tecnologias que auxiliam na contratação e manutenção de empregos durante a pandemia. “O aprimoramento de processos digitais passou a ser parte fundamental da rotina da maioria das empresas durante a pandemia”, comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, empresa especializada em gestão de departamento pessoal e controle de ponto online, “É através de soluções digitais que milhares de profissionais têm conduzido reuniões, contratado colaboradores, estruturando a manutenção dos negócios, acompanhando rotinas de seus pares, etc. Se antes a digitalização era apenas um plano para o futuro, agora ela é essencial”, avalia o executivo.

(*) Beatriz Cândido Di Paolo é responsável pelo marketing do MyWork.

Compartilhe

Publicidade