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Facebook: 5 dicas para pequenas e médias empresas

Rede social pode ser plataforma ideal para que donos da PMEs, desde que utilizada corretamente

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20 de dezembro de 2013 - 8h05

POR PATRICK HRUBY (*)

A época de final de ano é uma das mais quentes para pequenas empresas. Para aproveitar o momento das festas e dar início a sua estratégia digital no Facebook, aqui vão cinco dicas valiosas baseadas em uma pesquisa do próprio Facebook, para que donos de pequenas empresas saibam usar a rede social para expandir seus negócios.

1. Crie sua página
A página é uma extensão ativa do seu negócio. Certifique-se de que seu horário de atendimento e seus contatos estejam sempre atualizados. Também é uma boa ideia atualizar a foto de capa da sua página com imagens de feriados ou de temas sobre pequenas empresas. Estes pequenos passos permitem que os visitantes se identifiquem com o seu negócio, estejam eles em desktops ou dispositivos móveis.

2. Interaja com seus clientes
É muito importante ser autêntico em suas mensagens e responder àqueles que pedem informações sobre o seu negócio. Lembre-se que o seu trabalho não termina ao postar algo, mas sim ao interagir com seus clientes na plataforma. Um ritmo constante de publicações em dias anteriores a grandes eventos pode ajudar a manter sua marca na ponta da língua de seus clientes. Certifique-se de destacar suas melhores características, mas não se restrinja apenas a posts auto-promocionais. Considere também postar conteúdo que dê as pessoas algum tipo de valor extra. Por exemplo, você pode destacar outros negócios bacanas na região ou compartilhar conteúdo interessante relacionados ao seu negócio.

3. Crie posts com fotos e vídeos
Postar bom conteúdo de foto ou vídeo é um jeito fácil de fazer seu negócio ganhar vida no Facebook. Posts com foto ou vídeo normalmente têm um bom nível de engajamento. Outra ideia é criar um álbum de fotos com imagens de produtos, no qual as pessoas possam visualizá-los antes de irem até à loja.

4. Tente uma oferta no Facebook
Para pequenas empresas, postar ofertas especiais ou descontos é uma ótima maneira de oferecer ainda mais valor aos seus clientes. Você pode começar dando um desconto para aqueles que mencionarem o Facebook quando forem à sua loja. Ou, se você está buscando um alcance maior, o Facebook Offers facilita a distribuição de promoções para o público além da sua base de fãs. Além disso, ajuda as pessoas a resgatarem suas ofertas, já que ao clicar na sua promoção, elas recebem um e-mail com todos os detalhes necessários sobre como aproveitá-lo.

5. Impulsione posts importantes
Você pode garantir que as pessoas certas sejam impactadas por suas publicações por meio de posts impulsionados. Basta utilizar a ferramenta de segmentação e definir as características das pessoas que interessam ao seu negócio. Impulsionar posts pode ajudar a alcançar um público além de seus fãs e com mais precisão. Basta digitar o valor que pretende investir e o Facebook dirá imediatamente quantas pessoas o seu post irá alcançar. Por exemplo, você pode direcionar seus posts para as pessoas que vivem nas suas proximidades. Essa pode ser uma ótima maneira de alcançar pessoas enquanto estão fora de casa.

 

Patrick Hruby é diretor de negócios para PMEs do Facebook para a América Latina 

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