Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Grupo de Mídia do RJ faz evento para discutir muito mais que mídia.

Buscar
Publicidade

Notícias

Grupo de Mídia do RJ faz evento para discutir muito mais que mídia.

No evento Marco Zero, no Museu do Amanhã, discutiu-se sabe o que? O Amanhã.


28 de janeiro de 2017 - 10h03

Marco Zero foi o nome que o Grupo de Mídia do Rio de Janeiro decidiu dar ao seu evento que de fato colocou em discussão temas que são hoje a base zero do futuro: Internet das Coisas, Economia Criativa, Big Data, Neurociência, Exponencialidade não são exatamente o temário clássico de um evento de profissionais de mídia. Mas nem o GMRJ quis de fato fazer um evento de mídia, para profissionais de mídia. Propôs-se discutir o Amanhã, no Museu do Amanhã, a estonteante sede arquitetônica no Marco Zero da Cidade sempre Maravilhosa. Teve mídia também, que ninguém é de ferro, mas ela foi coadjuvante, tendo entendido o evento que mídia não é ilha e que o mundo a sua volta muda tanto hoje e com tal profundidade, que melhor parar um pouco para olhar o horizonte entorno, para não perder o Norte e a bússola do que virá. Ou do que já chegou.

Quem curou e organizou tudo, com sua equipe, foi Fátima Rendeiro.

O evento teve Peter Kronstrom, head do Copenhagem Institute for Futures Studies. Teve Jesper Rhode da Hyper Island. Teve o filósofo Clóvis Barros Filho. Teve Billy Nascimento, da Forebrain. Entre outros.

Num dos painéis com tema mais inquietante, Inovações Exponenciais: Internet das Coisas, Big Data, Mobilidade, o evento abriu seu espaço para que Jesper Rhode, da Hyper Island, nos desse uma aula sobre o conceito de Exponencialidade e de como ele já começa a impactar nosso mundo de forma irreversível. Deu espaço também para que Andre Izay, CEO do Yahoo! Brasil, nos mostrasse o enorme potencial dos dados a serviço da assertividade. E para que Michel Lent, da Lent/AG, nos traçasse um cenário político e social do País e as dimensões em grande escala do cenário da comunicação global, em que o duopólio Google e Facebook dominam o protagonismo.

O tema Exponencialidade é bem pouco discutido nos eventos no trade da comunicação e do marketing. Mas deveria ser mais. Ele nos avisa que a ciência, o avanço tecnológico e a capacidade de geração de novas ideias está acelerando de velocidade e que, em talvez 20 ou 30 anos, passemos por uma curva exponencial de expansão de conhecimento, de tal ordem que tudo o que vemos hoje como problema, terá uma solução. Algo que terá impacto definitivo na forma como vivemos, mas também na forma como vamos fazer nossos negócios.

 

 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também