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Novas tecnologias para vendas Omichannel no Brasil

O outsourcing consolidou-se como uma opção inovadora que permite elaborar uma estratégia comercial de maneira integral e flexível em um contexto Omnichannel e de relacionamentos cada vez mais próximos com os stakeholders

ProXXIma
27 de julho de 2017 - 9h45

 

Por Isaac Ivanoff (*) 

Atualmente, um dos maiores desafios das empresas de bens de conumo é poder integrar todas as áreas relacionadas ao negócio: venda, atenção ao cliente, relacionamento com fornecedores, entre outras.

Contar com uma única ferramenta com todas estas funcionalidades não apenas agilizaria o trabalho diário, mas também permitiria um aumento de produtividade e vendas. Entretanto, não adianta oferecer um serviço, uma plataforma ou um método para cumprir estes requerimentos se a proposta é estática.

Por isso, muitas das empresas de bens de consumo mais importantes do mundo estão depositando sua confiança na terceirização de serviços mediante empresas de Business Process Outsourcing (BPO), que permitem planificar uma estratégia comercial de maneira integrada, flexível e dinâmica.

Essa metodologia teve sua efetividade comprovada, por exemplo, na Espanha, quando, em plena crise econômica de 2010, conseguiu manter-se estável e brindar as companhias como um aliado flexível e adaptável aos diferentes requisitos de cada empresa, inclusive em um ambiente instável.

No Brasil, essa necessidade torna-se ainda mais desafiadora por ser um país com uma população de 210 milhões de habitantes, um mercado consumidor de elevado tamanho e potencial (uma vez que o mercado de bens de consumo representa 20% do PIB nacional, segundo a PWC) e nos contextos social, político e econômico conturbados como os atuais. Assim, muitas empresas buscam um partner estratégico que possa trazer soluções integradas e flexíveis para adaptar-se às necessidades próprias de seu negócio, encurtar distâncias e reduzir tempo e custos, além de auxiliar na gestão de dados de clientes e fornecedores.

As mudanças dos tempos de hoje obrigam as empresas a buscar soluções que possam atender aos anseios de um serviço integral. Assim como já está comprovada a necessidade de brindar os usuários com uma atenção unificada, sem interrupções, ou seja, Omnichannel, e se comprovaram os benefícios disto, as grandes companhias elegeram ter uma centralização de gestão que facilite e nivele o caminho, elimine a perda de tempo, permita atingir territórios impossíveis de alcançar de um modo tradicional e que, como plus, ofereça um componente proativo que as ajude a aumentar consideravelmente as vendas e reduzir significativamente os custos.

Desta forma, neste cenário de crise e revolução digital, que contempla um contexto Omnichannel e de relacionamentos cada vez mais próximos e interativos com os stakeholders, as empresas de outsourcing estão desenvolvendo novas tecnologias que permitem integrar as ferramentas de gestão, as pessoas e o digital.

Voltadas tando para companhias B2C quanto B2B, estas novas plataformas, como o Sales Drive Management (SDM), conseguem vincular a área comercial da marca com seus pontos de venda, já que integram atividades comerciais com atenção ao cliente utilizando meios de contato telefônico, web, celular e mensagens. Assim, consegue-se obter diferentes módulos de gestão que permitem controlar a distribuição e venda proativa de forma sinérgica a partir de um único ponto, gerar uma solicitação e o acompanhamento de um pedido, solicitar ativos da empresa, fazer a comunicação de promoções e/ou descontos e analisar a efetividade das vendas frente aos objetivos estabelecidos. Tais ferramentas auxliam o marketing e a gestão de dados dos stakeholders, tão valiosos hoje em dia, pois permitem ter informação automatizada e centralizada de cada cliente para segmentar cada necessidade e agilizar as soluções.

Em um mundo globalizado e multiconectado, no qual o físico e o digital caminham de mãos dadas, é necessário integrar pessoas e tecnologia para alavancar as vendas, reduzir custos, aumentar a produtividade, ampliar a cobertura territorial e trabalhar fortemente o relacionamento com seus stakeholders. Somente com a união de competências de diferentes empresas, cujos serviços sejam complementares, é possível atingir este objetivo com êxito.

(*) Diretor Comercial da Apex America no Brasil

 

 

 

 

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