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Smart TV passa a ter publicidade por faixas horárias como na TV tradicional

Natura estreia campanha nas televisões conectadas para divulgar lançamento de  linhas de maquiagem.

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30 de agosto de 2017 - 12h09

Resultado de um mapeamento da jornada do consumidor no meio digital, a plataforma de smart TV passa a ser comercializada em duas faixas horárias principais: diurna (8 às 18 horas) e prime time (18 à 1 hora). A análise foi conduzida pela equipe da smartclip, companhia global especializada na distribuição de publicidade em vídeo em multi-telas.

Segundo Riza Soares, diretora geral da smartclip, o mercado brasileiro já conta com mais de 17 milhões de smart TVs que geram 160 milhões de impactos publicitários por mês. “A curva diária da audiência nas televisões conectadas é muito parecida com a TV tradicional.  O consumo de vídeo sob demanda nas smart TVs possui o mesmo padrão que o consumo de programação tradicional no decorrer do dia. Identificamos o prime time, que reforça a publicidade nessa faixa horária e também confirma que essa plataforma é complementar  a TV tradicional”, diz.

A Natura é a primeira marca a veicular publicidade sob esse conceito na smart TV por meio de um brand app para o lançamento da campanha de Maquiagem Natura. A partir de estratégia criada pela SalveTribal Worlwide, que foca na importância do meio na jornada de consumo do target de maquiagem, a smartclip foi definida como o parceiro ideal para viabilizar a ação de forma interessante, interativa e assertiva.

“A novidade é olhar para a plataforma como um espaço atraente para o consumo de informações e não apenas um espaço de exibição tradicional, trazendo conteúdo qualificado de maquiagem, um tema de interesse aprofundado para o consumidor.  E ao mesmo tempo unir a exibição desse conteúdo usando técnicas de programação e segmentação padrões de meios já estabelecidos que provam que o momento de consumo da propaganda interfere diretamente na assimilação do que está sendo exibido”  analisa Elen Posse, diretora de mídia da SalveTribal Worldwide.

“Com o nosso estudo, podemos mapear com mais assertividade os diferentes perfis de usuários nas duas faixas horárias. E, assim, desenvolvemos cotas de patrocínio para conectar marcas de todos os segmentos a targets específicos”, comenta Riza.

“A linha FACES foi relançada com a proposta de dialogar com jovens urbanos e modernos, com um posicionamento mais conectado com as ruas. Experimentar novos formatos de publicidade faz todo o sentido para esse público”, afirma Maria Paula Fonseca, diretora de Cosmética da Natura.

Segundo pesquisa  da Nielsen, 73% do público se recordam da publicidade nas Smart TVs e 57% interagem com a ação publicitária na plataforma; 89% dos usuários tem entre 20 e 49 anos, melhor formação acadêmica e maior poder de compra.

A smartclip está comercializando quatro cotas de patrocínio em cada uma das faixas horárias e exclusividade para a marca no segmento de atuação.

 

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