Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

O mundo acabou e você nem percebeu.

Buscar
Publicidade

Notícias

O mundo acabou e você nem percebeu.

Um dos mais destacados eventos de web do mundo, não só de marketing, mas de tudo, o WebSummit que se realiza anualmente em Portugal é um destino que vem se tornando must. Artigo do Ricardo Marques direto de lá.


10 de novembro de 2017 - 9h24

 

Por Ricardo Marques (*)

 

Estar no WebSummit 2017 é respirar o futuro. É como se tivesse pego o Delorean de “De volta para o futuro” e estacionado em frente ao pavilhão do evento, em Lisboa. Todos os assuntos que pairam por aqui são extremamente futurísticos e nos fazem sonhar tão alto que me sinto uma criança em um parque de diversões. A imaginação fértil e meu olhar de investidor não deixam escapar um só detalhe.

Entre sonhos e metas de revolucionar a nossa vida, percebi que o mundo mudou. Uma nova economia surgiu e nós nem vimos. Com certeza você já ouviu falar sobre o assunto, mas sentiu que estava distante. É meu amigo, as cripotomoedas prometem provocar um terremoto, não em um, mas em muitos mercados pelo mundo a fora. Tudo isso, por conta de uma tecnologia que está em plena ascensão: a Blockchain.

Essa cadeia de blocos, traduzindo para o português, é um grande banco de dados público, remoto e inviolável, destinado para o registro de qualquer tipo de arquivo digital.  Todos os itens armazenados são datados e geram uma espécie de assinatura. Dessa forma, podemos dizer que a Blockchain pode estar presente em transações de qualquer ativo, fazendo o papel que antes era de uma autoridade central neutra – bancos, companhias de cartão de crédito, cartórios ou entidades governamentais, como os bancos centrais nacionais.

Além de ser o tema mais forte, foi o que mais gerou comentário por parte dos investidores que estavam ao meu lado, pois um sistema descentralizado removeria as camadas de intermediação, garantindo menor risco e maior transparência, uma vez que não tem o envolvimento político.

Para vocês terem ideia de como o assunto está tomando grandes proporções, durante a palestra, um dos espectadores ofereceu sua ilha perto da Tailândia, que é considerada um país, para abrigar o desenvolvimento de toda a estrutura necessária para as fazendas de Bitcoin e as Blockchains.

A grande polêmica deste painel foi o Tax Free, uma ruptura do sistema financeiro com a política e os governos. Se você leu até agora e ainda está achando que só pode ser sonho, não se engane, quem não aderir a esta nova economia vai ficar de fora, vai parar no tempo, perder dinheiro e oportunidades.

Quer entrar no jogo? Comece com a gestão dos dados de sua companhia. Este é o primeiro passo para toda essa mudança. Big Data é muito mais do que uma nomenclatura bonita para se usar, é uma forma de administrar o seu negócio de forma estratégica, coordenando todos seus passos para o futuro.

Se depois de tudo isso, você ainda continua com dúvida, me avisa que eu te empresto a chave do Delorean. Prometo que não vai se arrepender!

(*) Ricardo Marques é CMO da ROIx.

Publicidade

Compartilhe

Veja também