Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Pesquisa global Isobar mostra CMOs focados em Experiência Criativa

Buscar
Publicidade

Notícias

Pesquisa global Isobar mostra CMOs focados em Experiência Criativa

 Levantamento global com 1.000 CMOs de 45 países mostra ainda quais são as tecnologias emergentes que eles mais utilizam para melhorar a experiência de marca por parte dos consumidores; Voz é o recurso mais utilizado, seguido por AR e VR


22 de agosto de 2019 - 8h00

 

Uma pesquisa global e inédita da Isobar, agência do grupo Dentsu Aegis Network (DAN), com 1.000 CMOs de 45 países revelou que a chamada “Experiência Criativa” –conceito que representa a evolução da CX– é a grande aposta desses profissionais para impulsionar o crescimento dos negócios de seus clientes, ao passo que ajudam as marcas a promover a melhor experiência de consumo.

 

O levantamento, intitulado “Experiência Criativa: a evolução da CX”, traz evidências que comprovam, entre outros resultados, que o uso da criatividade para desenhar experiências distintas e conectadas que criam um lugar para as marcas na vida das pessoas é, hoje, o principal investimento para os CMOs. Os resultados mostram como os CMOs acreditam que a Criatividade é essencial para transformar tanto a experiência do cliente quanto os negócios em geral: oitenta e cento deles disseram que a criatividade e as “big ideas” são o que fato “constroem a marca e criam uma conexão emocional” e, por isso, são importantes para o sucesso futuro de seus negócios. Já 47% dos entrevistados responderam que investirão em criatividade no próximo ano.

 

CMOs de mercados como EUA, Reino Unido, Austrália, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia e Espanha participaram da pesquisa, que foi realizada em parceria com Kadence International. Participaram profissionais de setores de maior representatividade econômica como Tecnologia, Varejo, Alimentos & Bebidas, e Finanças & Seguros. A íntegra do relatório está disponível para download no endereço www.isobar.com.

 

O relatório descreve ainda quais são os três drives fundamentais para melhorar a estratégia de CX de uma marca e impedi-la de perder competitividade na Economia Digital: ter uma estratégia de negócio centrada no cliente; fazer uso inovador da tecnologia; e usar análise de dados para personalizar produtos e serviços. “Os profissionais de marketing que não os adotarem correm o risco de ficar para trás”, aponta o relatório.

 

Nas palavras da CEO global da Isobar, Jean Lin, “Esta pesquisa é uma leitura obrigatória para qualquer profissional de Marketing que deseje entregar as melhores experiências para o cliente. Ela define como a Experiência Criativa – como a interseção de dados, criatividade e tecnologia– irá conduzir a transformação futura das empresas e das marcas através de experiências”.

 

Voz é a tecnologia mais utilizada para entregar a melhor CX

 

Outro importante achado da pesquisa foi a evidência de quais são as principais tecnologias digitais emergentes que mais estão sendo usadas pelos CMOs para entregar a chamada “Experiência Criativa. A maioria dos entrevistados (74%) respondeu que Voz é a atual tecnologia dominante nesse sentido, a mais usada, seguida por AR e VR, que aparecem empatadas em segundo lugar (64%).

 

 “A tecnologia, isoladamente, não é capaz de entregar experiências relevantes. Experiências realmente pensadas para mudar a vida das pessoas, das marcas e negócios, requerem dois pontos fundamentais: análise de dados para identificar dores e carências na relação das pessoas com os produtos e serviços das empresas e um uso criativo da tecnologia para solucionar essas fricções. Afinal, num mundo em que mais importante do que falar é fazer, as experiências se tornam um fator primordial de diferenciação para marcas e negócios”, pondera Aloisio Pinto, CPO (Chief Product Officer) da Isobar Brasil.

 

Confira as principais descobertas da pesquisa da Isobar “Experiência Criativa –a evolução da CX”:

. 85% dos CMOs disseram que a criatividade e as big ideas que “constroem a marca e criam uma conexão emocional” são importantes para o sucesso futuro dos seus negócios;

. 52% dos CMOs classificaram Criatividade e Concepção como os elementos mais importantes para o sucesso de suas empresas atualmente e 47% priorizarão o investimento em Criatividade no próximo ano;

. 83% afirmam que as habilidades relacionadas a Experiência do Cliente e Comércio que são impecáveis e consistentes em todos os canais são importantes para o sucesso futuro de seus negócios;

. 57% dos CMOs dizem que as expectativas crescentes dos clientes são uma barreira para a Excelência em Experiência do Cliente;

. 64% dos entrevistados disseram que um bom atendimento ao cliente significa que o produto ou serviço atende as expectativas de forma consistente;

. 74% dos profissionais de marketing já estão usando ou pretendem usar tecnologias de voz e 64% já estão usando ou esperam usar AR e VR em um futuro próximo.

 

O relatório inclui descobertas e cinco ferramentas essenciais que os CMOs devem usar logo para transformar a experiência do cliente:

 

. Desenvolvimento de uma estratégia de transformação movida pela criatividade;

. Avaliação da Arquitetura de Tecnologia para sustentar o sucesso das experiências;

. Investimento em comércio através de uma estratégia para plataforma D2C;

. Mensuração da Inovação para impulsionar os resultados do negócio;

. Uso de Criatividade Moderna para criar Experiências que são reverberam.

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também