Proxxima
Meio & Mensagem

Qual é a força de processos criativos na transformação digital?

Buscar

Notícias

Publicidade

Qual é a força de processos criativos na transformação digital?

O investimento em edtechs, diz Bruna Tedesco, diretora de inovação e novos negócios da Faber-Castell, ajuda a fomentar soluções capazes de estimular a imaginação

Victória Navarro
17 de março de 2021 - 6h00

Em 2019, a Faber-Castell inaugurou, no Shopping Market Place, em São Paulo, o espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação, que, por meio da Metodologia Criativa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), busca levar criatividade aos processos de transformação digital. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa migrou para o ambiente online e, hoje, conta com atividades online para crianças de seis a 12 anos. “Criatividade como uma das principais habilidades do século 21”, afirma Bruna Tedesco, diretora de inovação e novos negócios da Faber-Castell, com exclusividade ao ProXXIma. A empresa, com o objetivo de atuar dentro do ecossistema de startups, criou uma área dedicada a investimentos. A Faber-Castell, por exemplo, investiu na startup brasileira Layers Education e patrocina o Programa Scale-up Endeavor EdTec. “As edtechs são fundamentais para fornecer fomento aos empreendedores, que trabalham ideias e soluções tecnológicas inovadoras, que podem transformar a educação, incentivando que crianças, jovens e adultos utilizem a criatividade para construir um mundo melhor”, diz.

 

Bruna Tedesco, diretora de inovação e novos negócios da Faber-Castell (crédito: divulgação)

Criatividade e transformação digital
A Faber-Castell acredita que o desenvolvimento do pensamento criativo é essencial para que as pessoas resolvam os desafios do dia a dia e inovem. E, para reforçar nosso propósito, o próprio PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) incluiu criatividade como uma das principais habilidades do século 21, mostrando a importância de estimular e trabalhar o pensamento criativo, por meio da educação. Durante a pandemia em que estamos, esse tema tornou-se ainda mais relevante, pois sentimos na pele a necessidade de usarmos a criatividade para nos adaptarmos rapidamente, aprender novas formas de estudar, trabalhar, nos comunicar, realizar negócios, acessar serviços, entre tantos outros pontos. Desenvolvemos o Espaço de Criatividade e Inovação. O projeto nasceu da vontade de preparar as crianças e adolescentes para os desafios desse mundo moderno, ágil, com atividades que ampliem as possibilidades de pensamento criativo. Também aplicamos esse mesmo processo em workshops para empresas, com muito sucesso. Com a pandemia, infelizmente tivemos que encerrar as atividades do Espaço localizado no Shopping Market Place. Mas aproveitamos todo o know-how e o momento para desenvolver uma versão online, chamada “Hora da Invenção”, que traz para o mundo virtual a experiência que era proporcionada no espaço físico.

Acreditamos ser fundamental o fomento aos empreendedores que trabalham ideias e soluções tecnológicas inovadoras

Lado a lado das startups
Montamos uma área de Corporate Venture Capital para atuarmos de forma bem ativa dentro do ecossistema de startups, em especial com as edtechs, voltadas para segmento de educação. Acreditamos ser fundamental o fomento aos empreendedores que trabalham ideias e soluções tecnológicas inovadoras, que podem transformar a educação, incentivando que crianças, jovens e adultos utilizem a criatividade para construir um mundo melhor. Em 2020, a Faber-Castell investiu na startup brasileira Layers Education, que nasceu para ser um super app de educação, voltado a proporcionar uma experiência unificada no acesso a ferramentas educacionais para pais, professores e gestores de escolas. Com seus planos e nosso apoio, os resultados estão fortes e a empresa saltou de 90 mil para 350 mil alunos atendidos no último ano, triplicando o faturamento anual. Estamos agora animados, em fase de assinaturas do segundo investimento em mais uma startup que tem uma solução de plataforma educacional muito interessante. Esperamos em breve anunciar ao mercado essa investida. Além disso, a Faber-Castell está patrocinando o Programa Scale-up Endeavor EdTech. Em conjunto, acabamos de selecionar 12 scale-ups que atuam na cadeia de educação e que serão apoiadas pela parceria. Com essas ações, estruturando nossa área e olhando para o mercado, esperamos estimular o crescimento e surgimento de mais edtechs.

Vemos o marketing digital como essencial para a comunicação da marca com nossos consumidores

O marketing digital
Vemos o marketing digital como essencial para a comunicação da marca com nossos consumidores e o link emocional com nosso público é muito fácil, porque somos uma marca muito querida e que traz lembranças gostosas. Falar do poder transformador da criatividade engaja as pessoas e gera muitas iniciativas, ações e projetos da Faber-Castell. E, dentro da transformação digital, temos também uma plataforma muito ativa de cursos online, especialmente desenvolvidos com uma linguagem simples, didática e divertida. Na plataforma Cursos Online Faber-Castell, além de vários cursos de desenho e pintura, temos recém-saídos do forno, oferecemos novos temas do momento como cursos de Design Thinking, UX e Criatividade, o que tem gerado grande procura pelo público. Com um calendário bastante intenso de atividades, inovações, comunicação, buscamos estar presentes no dia a dia de nossos consumidores, trazendo relevância para nossa marca.

*Crédito da foto no topo: Nick Collins/Pexels

Compartilhe

Publicidade