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Alpargatas adquire Ioasys: tecnologia enaltece consumidor

A compra acelera transformação digital, apresenta portfólio expandido e sustenta programa de internacionalização

Giovana Oréfice
12 de maio de 2021 - 9h02

Na última semana, a Alpargatas anunciou a compra da Ioasys, especializada em soluções tecnológicas e que já desenvolveu projetos para fintechs, startups e projetos na área da saúde, por exemplo. Roberto Funari, CEO da Alpargatas, explica que o casamento entre as companhias – que se deu por até R$ 200 milhões por 100% do capital social da Ioasys – se deu para o fortalecimento e ativação de quatro pilares centrais: expansão internacional, aceleração de vendas online, extensão do portfólio para além dos clássicos chinelos da Havaianas e solidificação da sustentabilidade. Todos exigem uma demanda de implementação e potencialização de tecnologia e inovação para que o consumidor esteja no topo da pirâmide. 

 

Roberto Funari, CEO da Alpargatas (Crédito: Divulgação/ Wanezza Soares)

A aquisição acontece no ano em que a Alpargatas completa 114 anos de existência no mercado, tendo passado por um histórico bastante industrial. “É  uma empresa que teve essa capacidade incrível de sobreviver e se reinventar, sempre conectada à sociedade e a essas grandes mudanças”, diz Funari. “Então, o que a gente vê é que essa transformação digital é a grande mudança pros próximos cem anos”. As novas implementações envolvem a aceleração da transmissão omnichannel nos canais diretos da Alpargatas. O CEO  informa que tal transformação digital será a chave para atrair usuários para a estratégia B2C da empresa, como conectar experiências entre eles com a influência que a marca já tem sobre os clientes, oferecendo recursos que estabeleçam programas e soluções de relacionamento para criação do chamado long term value

Baseando-se no conceito de everywhere commerce, a promessa da nova era tecnológica da Alpargatas é estabelecer a presença em múltiplos canais. “Ou seja, o usuário escolhe onde, como e a que preço e com que experiência ele quer comprar”, diz Roberto Funari. “Ele [o usuário] quer gastar um tempo descobrindo a marca? Nós vamos dar essa experiência. Ele quer conveniência e já sabe o produto que quer? Clica e compra – também vamos dar essa experiência. […]  Nós somos uma empresa com essa capilaridade”, acrescenta. Ele reforça ainda que, cada vez mais, a empresa irá trabalhar para chegar até o consumidor onde quer que ele esteja. A base disso, segundo o presidente, é assegurar a melhoria de customer experience através de soluções digitais end-to-end, que garantem um monitoramento generalizado capaz de acompanhar de ponta a ponta os processos de vendas. 

Outra questão que envolve a expertise da Ioasys e que também é bastante relevante para a Alpargatas é o uso da tecnologia para apresentar aos consumidores toda a gama de produtos que a empresa oferece através também de Havaianas e Osklen, marcas as quais ela detém. De acordo com o CEO, atualmente, há um percentual mínimo dos usuários que conhecem esse repertório de produtos que inserem a marca em uma categoria de lifestyle. Ainda, ele diz que a parceria proporcionará soluções que vão desde a maneira como os produtos são posicionados até tecnologias que ajudem as pessoas a escolher os looks, por exemplo, e a conhecer diferentes opções ao serem atraídas pela marca tanto no ambiente online quanto na visita aos pontos de venda.

Presente em mais de 300 mil PDVs no Brasil, a Alpargatas quer unificar os serviços omnichannel para criar conexões entre os pontos presenciais e de e-commerce. A potencialização da customer experience deve abraçar funcionalidades como o click and collect, modo de compra online com retirada em lojas físicas ou com entrega a domicílio, acesso a estoques virtuais e implantação de ferramentas de geolocalização para que os usuários identifiquem as lojas mais próximas. Um dos objetivos será acelerar o processo de compras por meio da eliminação de flexões e implantação de plataformas CRM na rede de franquias e lojas próprias, além da criação de soluções DTC de Havaianas. 

Com o lançamento da flagship global online, o site da havaianas.com editorializa a marca em território nacional e em mais de dez países ao redor do mundo.  Para além da presença digital nos cinco cantos do país, a companhia mira na expansão mundial. O processo da Alpargatas tem como foco os Estados Unidos, Europa e Ásia. As regiões são aquelas em que a marca é top of mind entre o público que oferecem maior potencial de crescimento. Roberto Funari ressalta que, apesar da companhia já estar presente em mais de 100 nações, a intenção é promover a transformação e fortalecer as plataformas digitais de vendas, como social commerce e live commerce, modelo forte na Ásia, especialmente na China. 

Treinamento
Para além da melhoria da experiência dos clientes, a compra da Ioasys também foi motivada pelo ponto de vista de recursos humanos que a startup pode oferecer aos funcionários da Alpargatas. Funari explica que a Ioasys tem know-how para recrutamento e treinamento para a criação e melhoria de ferramentas nesse sentido. Mais de 16 mil colaboradores já têm acesso à Alu, uma universidade interna que já existe há cerca de um ano e que funciona através de crowdsourcing. A plataforma conta com conteúdos para que as pessoas possam se desenvolver e conhecer mais sobre os processos e o dia a dia da Alpargatas. “É uma combinação interessante e bastante poderosa para esse valor que são as pessoas. Tanto nós quanto a Ioasys acreditamos que tecnologia é um meio”, explica o CEO. “O grande poder amplificador da tecnologia está nas pessoas e nesse capital humano bem treinado e bem preparado”.

É importante ressaltar que, apesar de ter sido adquirida pela Alpargatas, a Ioasys deve continuar como uma empresa independente, operando para atender os clientes atuais e prospectar novos. 

*Crédito da imagem no topo: Ajwad Creative/iStock

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