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Piringer, da Shopee: Gamificação potencializa estratégias de marketing

Para o head de marketing da plataforma no Brasil, a atuação orientada em jogos amplia interação e retenção da marca

Victória Navarro
3 de dezembro de 2021 - 6h00

A gamificação ajuda no engajamento e contribui para o retorno dos usuários à plataforma, afirma Felipe Piringer, head de marketing da Shopee para o Brasil: “Não vemos a gamificação como um canal apenas para adquirir novos consumidores, mas sim para interação e retenção”. A plataforma, que em setembro de 2019 começou sua operação no País e que desde de julho de 2020 abriu o canal para vendedores brasileiros, conta com jogos interativos, que permitem que os consumidores acumulem moedas para usar como cashback ou para comprar chances extras, movimentos adicionais e poderes especiais nos próprios jogos. “Muitas empresas estão pensando, cada vez mais, em como oferecer uma experiência mais completa para o consumidor e, assim, mantê-lo mais tempo na plataforma, seja com entretenimento, oferecendo outros serviços, ou até mesmo usando a plataforma como uma facilitadora, para que usuários contribuam com comunidades em situações de vulnerabilidade”, explica o executivo.

Ao Meio & Mensagem, Piringer conta sobre a estratégia de gamificação da Shopee, aborda a importância da tecnologia e da inovação para gerar engajamento de marca e aponta a estratégia de marketing digital da plataforma no Brasil.

 

Felipe Piringer, head de marketing da Shopee para o Brasil (crédito: divulgação)

Meio & Mensagem – Acredita que o usuário quer ter uma experiência de consumo que vai além da compra?
Felipe Piringer – Muitas empresas estão pensando, cada vez mais, em como oferecer uma experiência mais completa para o consumidor e, assim, mantê-lo mais tempo na plataforma, seja com entretenimento, oferecendo outros serviços, ou até mesmo usando a plataforma como uma facilitadora, para que usuários contribuam com comunidades em situações de vulnerabilidade.

M&M – As marcas, para aumentar sua base de consumidores em um ambiente competitivo como o digital, tem usado a gamificação. Como a Shopee usa essa estratégia?
Piringer – A gamificação ajuda no engajamento e contribui para o retorno dos usuários à plataforma. A gamificação sempre foi a nossa maneira de conversar com os usuários e permitir a eles um ambiente divertido. Não vemos a gamificação como um canal apenas para adquirir novos consumidores, mas sim para interação e retenção. Contamos com jogos interativos, como Shopee Candy, Shopee Bolhas, Sacode Shopee, Shopee Arremesso, Shopee Pega Brinde e Shopee Recompensas Diárias, que permitem que os consumidores acumulem Moedas Shopee para usar como cashback ou nos próprios jogos para comprar chances extras, movimentos adicionais e poderes especiais. Essas moedas virtuais são conquistadas também durante as compras. Além disso, temos observado uma mudança no estilo de vida online, com os consumidores brasileiros passando, cada vez mais, a fazer compras pela internet e buscando o que é mais vantajoso em termos de preço, qualidade e variedades de opções. Assim, oferecemos vários recursos para proporcionar esse ambiente ideal, com mais de 20 categorias de produtos de vendedores brasileiros e internacionais. Outro destaque é o jogo Shopee Figurinhas, disponível no aplicativo da Shopee, durante algumas campanhas. O consumidor tem que coletar cinco figurinhas diferentes para poder ganhar recompensas, como moedas e cupons. É possível ganhar figurinhas de duas maneiras diferentes, sorteio de chances diárias no app ou receber de amigos que possuírem itens repetidos.

M&M – Como a atenção do usuário está cada vez mais dividida entre diversos canais, qual é a importância da tecnologia e da inovação para gerar engajamento de marca?
Piringer – Nascemos já como um aplicativo móvel para conectar vendedores, consumidores e marcas em um ecossistema acessível. Então, 95% dos pedidos feitos na nossa plataforma são pelo celular. A empresa continua inovando para garantir que os consumidores que priorizam a mobilidade possam desfrutar de uma maneira fácil e contínua das compras online. Manter esse engajamento é um desafio constante e a inovação é essencial. Além disso, para a Shopee, a tecnologia tem o papel de trazer simplicidade e segurança no uso do marketplace. E, buscamos oferecer uma experiência intuitiva e simples para os nossos usuários, além de muita segurança. Exemplo disso é a Garantia Shopee, um serviço exclusivo que protege os pagamentos de compras em depósito até que os clientes indiquem que receberam os produtos em boas condições. Além de lançamentos frequentes de novos produtos e recursos, tanto para vendedores quanto para consumidores, como personalização das ofertas, descobertas diárias, entre outros, estamos presentes em plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok e Kwai. Além de usar essas tecnologias para conteúdo, realizamos parcerias para aumentar ainda mais a interação com os nossos usuários. Dessa forma, o consumidor tem na palma da mão as novidades e os itens que mais deseja. E por falar em inovação, tivemos um lançamento no último mês de agosto, do Programa de Afiliados, um canal de recompensas com comissões nas vendas realizadas a partir de recomendações na internet.

M&M – Quais são as apostas da Shopee em marketing digital no Brasil?
Piringer – Diversificação e customização. Queremos engajar nossos usuários, por meio de diferentes plataformas que estamos presentes. Uma das estratégias é ter parcerias importantes com plataformas como TikTok, escalando importantes influenciadores digitais para conversar com os nossos usuários. Temos realizado ações de conteúdo também no Facebook, Twitter, Kwai, Youtube e blog, além de mídia em grandes portais. Customizamos o conteúdo de cada plataforma, justamente por entender que cada canal acaba atraindo públicos diferentes e que cada um deles merece uma atenção especial. Além disso, nós temos apostado em campanhas diárias para atrair consumidores, incluindo cupons de frete grátis, vouchers de desconto, ofertas relâmpago e uma variedade de produtos locais e internacionais em mais de 20 categorias disponíveis na plataforma. O marketplace conta com grandes campanhas mensais e o Dia Shopee em cada mês, que são as datas duplas, como 10/10 (10 de outubro), 11/11 (11 de novembro) e 12/12 (12 de dezembro), em que a plataforma concentra o maior número de vantagens e benefícios em um único dia para os usuários. Há também uma série de ferramentas que ajudam micro, pequenos e médios empreendedores na transformação digital, a fim de impulsionar o crescimento dos negócios desses vendedores e marcas.

*Crédito da foto no topo: Jaroslav Nymburský/Pexels

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