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Martechs e adtechs desenham a jornada dos consumidores

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Martechs e adtechs desenham a jornada dos consumidores

Segundo Vitor Monte, do Shoptime, essas ferramentas são fundamentais para identificar o cliente, entender o seu comportamento e personalizar a mensagem

Victória Navarro
28 de janeiro de 2022 - 6h00

As martechs e as adtechs são fundamentais para identificar o cliente, entender o seu comportamento e personalizar a mensagem correta, em cada momento da jornada de consumo, afirma Vitor Monte, head de marketing do Shoptime. “Acreditamos que o diferencial é oferecer uma experiência completa ao consumidor, que inclui a possibilidade de experimentação diferenciada e a oferta de entretenimento vinculado às compras”, diz. A varejista, por exemplo, investe em estratégias baseadas em dados de automação e em ferramentas de data analytics, a fim de oferecer experiências integradas nos pontos de contato com os clientes e de promover uma comunicação assertiva e personalizada para o público-alvo. Ao Meio & Mensagem, Monte explica a importância da produção de conteúdo para estabelecer a atenção do consumidor: “O consumidor omnichannel, tendo suas necessidades atendidas e combinadas com a melhor experiência de compra, acaba aumentando sua recorrência de pedidos e, consequentemente, se tornando mais fiel à marca”.

Vitor Monte, head de marketing do Shoptime (crédito: divulgação)

Meio & Mensagem – Como ferramentas de martechs e adtechs ajudam a desenhar a jornada do consumidor?
Vitor Monte – As jornadas do consumidor estão, cada vez mais, fluidas e o nosso objetivo é oferecê-las de forma natural. Pensando nessa necessidade, as martechs e adtechs são fundamentais para identificar o cliente, entender o seu comportamento e personalizar a mensagem correta, em cada momento dessa jornada. Elas nos auxiliam a encontrar o consumidor certo, com a oferta certa, em tempo real. Esta análise constante permite que o Shoptime personalize, de forma rápida, a melhor oferta, a melhor novidade, a melhor campanha para o cliente, sempre mantendo a privacidade e a segurança dos dados.

M&M – Qual é a importância de construir uma comunicação baseada em customer experience?
Monte – Acreditamos que o diferencial é oferecer uma experiência completa ao consumidor, que inclui a possibilidade de experimentação diferenciada e a oferta de entretenimento vinculado às compras. Procuramos, sempre, vender de forma inovadora e humanizada, para que o cliente consiga ter uma experiência cada vez melhor, seja em uma compra online ou em uma compra por meio dos nossos programas da TV Shoptime. Acreditamos que desta forma as chances dele se fidelizar à nossa marca aumentam. Esta estratégia é válida em todos os nossos canais de contato com o consumidor, como site, app, redes sociais e a TV, que é um grande diferencial da nossa marca, nos permitindo uma interação muito mais direta e completa com nossos clientes.

M&M – Quais os desafios em estabelecer a atenção do consumidor, no ambiente e-commerce?
Monte – É necessário estar presente em canais onde o público está, sempre buscando interação. Por isso, a produção de conteúdo é tão relevante e indispensável. Para isso, é preciso investir em conhecer profundamente o perfil dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes, entendendo como eles se comportam em cada um dos canais de compra; suas preferências e padrões de consumo; e expectativas com a marca, como produtos de preferência e serviços utilizados. Para decifrar tais informações, investimos em estratégias baseadas em dados de automação e ferramentas de data analytics, nos tornando capazes de oferecer experiências integradas nos pontos de contato com os clientes, além de promover uma comunicação assertiva e personalizada com eles. O consumidor omnichannel, tendo suas necessidades atendidas e combinadas com a melhor experiência de compra, acaba aumentando sua recorrência de pedidos e, consequentemente, se tornando mais fiel à marca.

M&M – Qual é a importância de outros canais de comunicação (redes sociais, TV e etc) para o marketing digital do Shoptime?
Monte – As produções de conteúdo precisam estar alinhadas com a estratégia core da marca. Acreditamos que, quando se tem conteúdos criativos e agregadores, ou seja, que tragam informações para o público e que sejam originais, o engajamento acontece e a marca ganha relevância com a audiência. Cada canal de comunicação demanda comportamento e desdobramento diferentes. É necessário abordar os conteúdos certos, trazendo, na estratégia do discurso e nas comunicações da marca, as preferências de consumo e de conteúdo direcionadas a cada perfil de consumidor. Saber usar a linguagem e a comunicação adequadas para cada um dos canais é essencial para termos bons resultados em engajamento e, consequentemente, em vendas. Nosso objetivo como marca, principalmente no marketing digital, é aliar, estrategicamente, segmentações, tamanhos de bases e interesses com a tecnologia, permeando tudo isso e oferecendo dados para a melhor otimização em tempo real.

*Crédito da foto no topo: Emre Can Acer/Pexels

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