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Search Engine Optimization (SEO)

Conteúdo e Tecnologia – uma receita para ganhar relevância

30 de novembro de 2020 - 8h00

André França

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos (resultados naturais) nos sites de busca – de acordo com o Guia de Profissões da IAB Brasil.

Ou seja, é a disciplina que ajudará a dar mais visibilidade e fortalecerá a autoridade de um site, resultando em melhorias em seu posicionamento sem que você tenha que pagar ao veículo por isso. Por exemplo, ao digitarmos “Meio e Mensagem”, temos:

A questão fica mais complexa quando colocamos um termo genérico (amplo) para o qual seria interessante ter o seu site como destino dessa pesquisa, no exemplo, “publicidade”:

A grande dificuldade é que, mesmo havendo um consenso sobre alguns fatores de posicionamento entre os profissionais de SEO, ainda não há uma fórmula clara sobre por que um buscador aponta um site em detrimento de outro. Esses fatores são tão complexos quanto o histórico de navegação do usuário e até o cenário macroeconômico do local de acesso à página. Ainda assim, destaco alguns pontos importantes, tais como:

– Programação do site: formatados de modo que os robôs que indexam as páginas compreendam do que se trata o conteúdo, relacionando com a consulta feita pelo usuário, além de atender às diretrizes e padrões de páginas para web;

– Tempo de carregamento, adaptabilidade do site a diferentes plataformas (mobile, desktop, tablet etc.) e experiência de navegação;

– Otimização de imagens e vídeos: com nomenclatura apropriada, compressão de tamanhos, escolha do melhor formato, dentre outros.

Afora essa parte estrutural, um fator fundamental é a criação de conteúdo, afinal, é disto que trata toda esta jornada, que o usuário encontre a informação que está procurando.

Aqui, decisões precisam ser tomadas:

  • Quais os termos de que você quer se apropriar e o que é preciso produzir para engajar o usuário?
  • Termos que mais geram buscas no seu segmento ou aqueles que estão mais associados à sua marca/produto/serviço?
  • Qual a sua capacidade de gerar este conteúdo (vídeo, texto, podcast etc.) e com que periodicidade?
  • Qual o tom da linguagem?

Além disso, é importante perceber que o conteúdo precisa ser constantemente revisitado, por exemplo, se falarmos sobre vestuário, qual a peça, a cor, as combinações em destaque no momento? Precisamos alterar ou complementar algo já feito para continuar como destino preferencial?

E, com tudo isso que abordamos, conquistar sites que apontem para o seu conteúdo é de grande valia. Essas referências vão fortalecer a página, passar credibilidade e, ainda, ajudar na melhoria de seu posicionamento.

Tanto esforço tem a função de evitar gastar milhares, por vezes milhões, de reais para colocar o link de um site nas primeiras colocações para alguns termos, como frango e brigadeiro.

Outro ponto fundamental é possibilitar que seu site se torne uma página de destino frequente sobre determinado assunto. Imagine milhares de pessoas buscando informações no seu site todos os dias, interagindo com o conteúdo criado, mas também com seus produtos e serviços de maneira natural/orgânica. Daí, o passo seguinte é ter a sua marca sendo considerada uma especialista em determinados assuntos e tendo um papel significativo na vida das pessoas.

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