Meio & Mensagem

IA do Google simula conversa natural no telefone

Buscar
Publicidade

Notícias

IA do Google simula conversa natural no telefone

Ferramenta de naturalidade nas conversas chega ao Brasil para auxiliar processos de compra e de busca

Carolina Huertas
30 de junho de 2022 - 6h00

O Duplex, criado em 2018 e já utilizado em 11 países, do Google, chega ao Brasil. O recurso de inteligência artificial (IA) usa a conversação natural para realizar tarefas. Em terras brasileiras, o recurso está sendo testado em três funções: fazer ligações para atualizar as informações de estabelecimentos comerciais nos resultados da busca e do mapas, automatizar tarefas na internet, como compra de ingressos de cinema, e para a consulta dos locais de votação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Com o Duplex, o Google quer ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes de forma cada vez mais rápida, simples e natural”, explica Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

A tecnologia realiza ligações automáticas para os negócios cadastrados no Perfil da Empresa no Google, agilizando a atualização de informações exibidas no Google Maps e na busca. No vídeo demonstrativo, assim que a pessoa atende o telefone, o Duplex explica que a ligação faz parte do processo de atualização do Google Maps e pede a confirmação dos horários de abertura e fechamento.

A ferramenta surpreende os usuários pela naturalidade da conversa, tanto na fala quanto na compreensão das respostas. Segundo a empresa, isso é possível pela tecnologia avançada de compreensão de linguagem natural (NLU, na sigla em inglês). A empresa tem feito cerca de 200 ligações por dia com a ferramenta e já contatou mais de 50 mil empresas brasileiras nos últimos três meses.

Auxílio de tarefas
Já para a compra de ingressos, o recurso está sendo testado em parceria com a Ingresso.com. Para auxiliar os usuários que não são familiarizados com o mundo digital e trazer agilidade para a tarefa, o recurso permitirá a compra de ingressos para sessões de cinema diretamente da busca. Ao pesquisar por um filme em cartaz e clicar no horário da sessão, aparecerá a opção de compra por meio do assistente.

(Crédito: Reprodução)

“Concluir tarefas online, às vezes, pode ser difícil e demorado. A simples compra de um ingresso de cinema pode exigir que você navegue por mais de dez páginas da web e preencha vários formulários com detalhes pessoais e de pagamento. Com o Duplex na web, essas ações se tornam muito mais fáceis e rápidas”, diz Marco Oliveira, head de parcerias do Google Assistente na América Latina.

Eleições
Nas Eleições de 2022, a ferramenta ajudará as pessoas a consultarem o local de votação pela página da busca. Para isso, o Duplex e o Google Assistente guiarão o passo a passo para encontrar o local de votação no site do TSE, auxiliando também no preenchimento dos dados.

Publicidade

Compartilhe

Veja também